Rede Imprensa

Conscientização: Câmara de Simões Filho debate Fibromialgia na campanha Fevereiro Roxo

Na tarde desta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Simões Filho realizou uma Roda de Conversa sobre Fibromialgia, como parte da campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que conscientiza sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. O evento reuniu especialistas e membros da comunidade para discutir desafios e soluções para quem convive com a síndrome.

Participaram do debate a psicóloga Manuela Cordeiro, a enfermeira Poliana Rocha, a fisioterapeuta Solarie Oliveira, a presidente do Grupo de Fibromialgia de Simões Filho, Márcia Félix, e a advogada Rose Muralha.

O presidente da Câmara, Itus Ramos reforçou o compromisso da Câmara em promover debates e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Eri Costa destacou a importância do evento para conscientização e apoio aos pacientes: “São pautas que engrandecem nosso trabalho. Vamos continuar lutando por mais reconhecimento e políticas públicas”.

A Secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, sugeriu a ampliação de equipes multidisciplinares e a criação de um centro para doenças crônicas. Já a enfermeira Poliana enfatizou a necessidade de apoio familiar: “É fundamental que as famílias entendam e acolham os pacientes”.

A advogada Rose Muralha destacou a luta pelo reconhecimento da fibromialgia como doença crônica: “O INSS ainda não a reconhece, e na Bahia estamos batalhando para que isso mude”.

O evento terminou com a entrega de carteiras de identificação para atendimento prioritário aos fibromiálgicos e a leitura de uma carta com demandas a ser encaminhada ao prefeito. A discussão sobre fibromialgia continua, com a necessidade de políticas públicas eficazes e conscientização permanente.

A fibromialgia, que afeta principalmente mulheres entre 30 e 55 anos, causa dores generalizadas, fadiga e dificuldades cognitivas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também