Por: REDE IMPRENSA
Na manhã desta sexta-feira (16), Simões Filho foi palco de uma importante manifestação social em defesa da infância. A cidade recebeu a tradicional Caminhada “Faça Bonito”, em alusão ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (SEDESC), em parceria com a rede de proteção.
Com faixas, cartazes e panfletos informativos, os participantes caminharam pelas principais ruas da cidade, levando uma mensagem clara e urgente: “Proteja nossas crianças e adolescentes. Denuncie. Faça Bonito!”
Um dos destaques da mobilização foi a participação ativa dos conselheiros tutelares, que, além de integrarem a caminhada, reforçaram a importância da denúncia e da atuação conjunta para coibir esse tipo de crime.
Em entrevista à REDE IMPRENSA, Eliete Santos, presidente do Conselho Tutelar de Simões Filho, alertou para a situação. “A questão da violência sexual e exploração sexual é necessário que a sociedade tenha a consciência e responsabilidade de denunciar, de não se calar porque omissão também é crime, e nós estamos diante de situações de crianças, que, só no ano passado, em 2024, foram 55 casos de abusos que nós aqui do Conselho Tutelar atendemos”, disse.

Eliete também reforçou que o Disque 100 é o principal canal de denúncia, funcionando de forma anônima e segura. “Ao denunciar, você protege uma criança. Sua identidade será preservada e o Conselho vai agir para garantir os direitos e a proteção necessária às vítimas”, completou.
O papel do Conselho Tutelar é central nessa luta. Além de atender os casos de violação de direitos, o órgão atua de forma integrada com a rede de proteção, composta por equipamentos como o CREAS, CRAS e a Sala de Escuta Especializada — esta última voltada para o acolhimento e escuta de crianças vítimas, com profissionais capacitados.
O evento desta sexta-feira não apenas deu visibilidade à causa, mas também reafirmou o compromisso de Simões Filho com a proteção da infância e adolescência.