Rede Imprensa

Conselho Tutelar reforça papel no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes durante caminhada em Simões Filho

Por: REDE IMPRENSA 

Na manhã desta sexta-feira (16), Simões Filho foi palco de uma importante manifestação social em defesa da infância. A cidade recebeu a tradicional Caminhada “Faça Bonito”, em alusão ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (SEDESC), em parceria com a rede de proteção.

Com faixas, cartazes e panfletos informativos, os participantes caminharam pelas principais ruas da cidade, levando uma mensagem clara e urgente: “Proteja nossas crianças e adolescentes. Denuncie. Faça Bonito!”

Um dos destaques da mobilização foi a participação ativa dos conselheiros tutelares, que, além de integrarem a caminhada, reforçaram a importância da denúncia e da atuação conjunta para coibir esse tipo de crime.

Em entrevista à REDE IMPRENSA, Eliete Santos, presidente do Conselho Tutelar de Simões Filho, alertou para a situação. “A questão da violência sexual e exploração sexual é necessário que a sociedade tenha a consciência e responsabilidade de denunciar, de não se calar porque omissão também é crime, e nós estamos diante de situações de crianças, que, só no ano passado, em 2024, foram 55 casos de abusos que nós aqui do Conselho Tutelar atendemos”, disse.

CONSELHO TUTELAR – SIMÕES FILHO

Eliete também reforçou que o Disque 100 é o principal canal de denúncia, funcionando de forma anônima e segura. “Ao denunciar, você protege uma criança. Sua identidade será preservada e o Conselho vai agir para garantir os direitos e a proteção necessária às vítimas”, completou.

O papel do Conselho Tutelar é central nessa luta. Além de atender os casos de violação de direitos, o órgão atua de forma integrada com a rede de proteção, composta por equipamentos como o CREAS, CRAS e a Sala de Escuta Especializada — esta última voltada para o acolhimento e escuta de crianças vítimas, com profissionais capacitados.

O evento desta sexta-feira não apenas deu visibilidade à causa, mas também reafirmou o compromisso de Simões Filho com a proteção da infância e adolescência.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também