Rede Imprensa

Dados mostram dobro de casos de dengue comparado a 2023; 6 já pessoas morreram

O Ministério da Saúde aponta que apenas nas duas semanas do mês de janeiro de 2024 foram registrados 55.859 casos de dengue no país. O número representa um “boom” da doença comparado à 2023, e seis pessoas já faleceram devido à complicações de saúde por causa da dengue.

Segundo informações do G1, a quntidade de casos é alarmante, pois um anúncio oficial do governo alertou que as vacinas da doença só poderão imunizar 3 milhões de pessoas em 2024 no país, o que representa apenas 7,1% da população Brasileira.

Foto: Reprodução

O período de maior transmissão da doença são os períodos mais chuvosos dos estados, e a dengue é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti. A dengue é a doença arbovirose mais popular na américa do sul, e principalmente no Brasil. Focos de água parada é o maior risco de proliferação do mosquito, e devem ser exterminados como prevenção.

“É tudo que o mosquito precisa. No calor, ele coloca os ovos, vem a chuva, que hidrata esses ovos e permite o desenvolvimento da larva. A larva eclode, vem o calor de novo, ela amadurece, vira um outro mosquito e por aí vai”, explica Luana Araújo, infecciologista, que também relembra dos alertas para ter atenção aos focos de água parada:

“[…] Pratinho de planta, garrafa retornável que está coletando água e não tem um escoamento, bandeja de degelo de geladeira, fonte em quintal, fontes ornamentais, depósitos, coisas ao ar livre, tudo isso pode coletar água. É de responsabilidade da gente, enquanto cidadão, cuidar de casa para diminuir isso”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também