Rede Imprensa

Debates, surpresa e muita alegria marcam Conferência Municipal da Educação em Simões Filho

Marcos Castelli | Rede Imprensa

A cidade de Simões Filho, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta sexta-feira, 10/12, realizou a Conferência Municipal da Educação de modo presencial, seguindo os protocolos sanitários, no Centro Comunitário Cristo Rei. Com atividades coordenadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), o evento teve como tema: “Políticas Educacionais para Avaliação do Plano Municipal de Educação – Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da Educação de Simões Filho”.

Momento de grande importância para Educação pública, a Conferência Municipal contou com a participação do Prefeito Diógenes Tolentino, popular “Dinha”; da secretária municipal da Educação, professora Mariza Bomfim; dos  vereadores Jackson Bomfim, Evan Jorge, Everton das Placas e Everton Paim; da presidente do Conselho Municipal da Educação, professora Italva Suzart; do presidente da APLB-Sindicato, professor Rui Lázaro, coordenadores pedagógicos, diretores, representantes de pais de alunos e sociedade civil. Durante o encontro foi realizada uma palestra com a dirigente municipal da Educação do município de Lapão, professora e conferencista Acácia Santos.

A professora Mariza Bomfim, secretária da Educação teve a tarefa de abrir o evento. “Essa conferência é o local aonde vamos tratar, discutir e trocar experiências sobre temas relevantes para à Educação do nosso município”, disse. Com notória demonstração de humildade e sempre colocando Deus na frente de todas as coisas, a titular da pasta agradeceu a todos os profissionais que fazem uma Educação de qualidade.

“Quero agradecer a todos que contribuem para que a Educação do município venha ser de qualidade, conforme as metas e prioridades do governo da gestão do Prefeito Dinha e da nossa Deputada Kátia Oliveira”, pontuou Mariza Bomfim.

O Prefeito Dinha Tolentino recebeu o calor humano e a alegria do público presente e durante sua fala destacou: “A Educação é aquela que faz as pessoas enxergaram de longe e serem dotadas de condições para poderem lutar pela construção de uma vida melhor, uma cidade melhor, um estado e uma nação melhor”, disse.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, “a fé em Deus, joelho no chão, trabalho e planejamento”, são agentes motivadores na sua gestão que tem entre seus diferenciais, a valorização do servidor público e o pagamento do salário em dia. “A Educação de Simões Filho será uma das melhores do Brasil e Simões Filho não ficará atrás porque a Educação para mim é uma questão de honra”, enfatizou.

Vale destacar ainda que, durante a Conferência o Prefeito Dinha revelou a surpresa que já teria preparado e autorizado. “No próximo dia 20, os diretores irão receber junto com o salário a gratificação de 100% no valor do salário. É um presente pra vocês pelo trabalho e a gente precisa realmente reconhecer o trabalho das pessoas”, anunciou ao ser aclamado pelos professores.

A Conferência Municipal debateu os eixos e subeixos norteadores: PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação; Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão; e a Valorização dos/as Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde.

Segundo a palestrante Acácia Santos, a Conferencia Municipal é o lugar das decisões para a Educação. “Aqui, nós temos a liberdade de dizer o que pensamos e o que acreditamos para a escola pública. Aqui é o lugar do grito e é o lugar de dizer: eu acredito na educação pública e na escola pública”, pontuou. A professora Acácia disse ainda que, “Simões Filho tem muito a apresentar e tem muito a dizer para o estado e para o país, qual é o nível de Educação que vocês desejam. A Conferência tem esse objetivo e o gestor que quer fazer história, investe em Educação”, completou.

A Conferência Municipal antecede as Conferências: Estadual e Nacional, sendo que uma etapa complementa a outra. São objetivos da etapa Municipal, avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação, analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, assim como os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano de Educação para os anos seguintes.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também