As Defensorias Públicas da Bahia e do Rio Grande do Sul publicaram, nesta quarta-feira (1º), uma nota de repúdio às declarações de ódio e xenófobas proferidas pelo vereador Sandro Fantinel, da cidade de Caxias do Sul, nesta terça (28).
No texto, as instituições consideram que o político “traiu a Constituição à qual está submetido ao vilipendiar os fundamentos da República, que incluem a promoção do bem de todos; a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a redução das desigualdades sociais e regionais”.
A nota critica ainda a Casa Legislativa que, segundo os órgãos, “envergonha aos olhos do mundo, submetendo-a ao risco de ver-se reduzida ao tamanho de seu ofensor caso não responda proporcionalmente ao ultraje que pelas palavras deste lhe é imposto”.
Nesta terça, Sandro Fantinel falou da condição em que foram encontrados os 207 trabalhadores em vinícolas da Serra Gaúcha, questionando o caráter análogo à escravidão do caso. Na declaração, ele culpou os empregados pelas condições em que foram encontrados e proferiu ofensas diretas aos trabalhadores baianos.