Por: Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli
Nesta quarta-feira (19), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) viveu um momento histórico: pela primeira vez em seus 190 anos de existência, uma Sessão Ordinária foi conduzida por uma Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres. O fato inédito foi celebrado pela deputada estadual Kátia Oliveira (UB), que destacou a importância do avanço na luta por representatividade e igualdade de gênero na política e na sociedade.
Em suas redes sociais, Kátia Oliveira compartilhou a emoção do momento: “A mesa diretora da sessão de hoje, composta exclusivamente por mulheres! Um momento inédito que simboliza o avanço da nossa luta por mais representatividade e igualdade na política e sociedade. Estar neste espaço é a prova de que o lugar da mulher é onde ela quiser, porque a política ainda é um espaço predominantemente masculino. Seguimos firmes, construindo um futuro com mais oportunidades e perspectivas para todas as mulheres baianas”, afirmou a deputada.
A Mesa Diretora da sessão foi composta pelas deputadas Maria del Carmen (PT), Olívia Santana (PC do B), Kátia Oliveira (UB), Cláudia Oliveira (PSD) e Fabíola Mansur (PSB).
Na abertura do Pequeno Expediente, a presidente em exercício da Assembleia, Ivana Bastos, emocionou-se ao declarar que a sessão começava com “uma mesa dos sonhos”. “Divido com vocês esse cargo, que é nosso”, disse Ivana, saudando as representantes da bancada feminina.
A sessão composta por uma mesa diretora feminina simboliza um avanço significativo na luta por maior participação das mulheres na política, um espaço historicamente dominado por homens. A presença de uma Mesa Diretora totalmente feminina na ALBA reflete a crescente mobilização de mulheres na busca por igualdade de oportunidades e pelo reconhecimento de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.