Por: Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli
A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil), vice-presidente da Comissão da Mulher e da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, foi eleita nesta segunda-feira (3) como 2ª Secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Seu novo cargo reflete o prestígio conquistado pelo trabalho e pelo respeito de seus pares, sendo a única mulher da bancada de oposição a ocupar uma posição de destaque na direção da Casa.
Com mais de 80 mil votos na última eleição de 2022, Kátia Oliveira vem consolidando sua trajetória política e fortalecendo sua influência no cenário estadual. A 2ª Secretaria da Mesa Diretora é um posto estratégico, pois atua na organização administrativa da Assembleia e na intermediação de pautas relevantes para o funcionamento do Parlamento. Esse avanço representa não apenas um crescimento pessoal para a deputada, mas também um reconhecimento de sua atuação e compromisso com a Bahia.
“É um momento novo e inesperado, mas muito importante. As mulheres sempre precisam mostrar que são capazes e nós somos, só precisamos de oportunidade”, destacou Kátia Oliveira. Ela também reforçou que sua atuação na Mesa Diretora será pautada pelo compromisso com os interesses da Casa e da população baiana, independentemente de partidos ou posicionamentos políticos. “Somos uma Casa plural, que representa os 15 milhões de baianos. Estou muito feliz e emocionada, tenho certeza de que vamos ter êxito”, afirmou.
A deputada também fez questão de agradecer à bancada de oposição pela confiança em seu nome. “Isso demonstra um reconhecimento e valorização das mulheres na política. Quero deixar meu agradecimento ao nosso líder Thiago Correia, Sandro Régis e a todos os colegas que confiaram em mim para compor a Mesa Diretora”, ressaltou à imprensa soteropolitana.
A eleição de Kátia Oliveira é motivo de orgulho para Simões Filho, sua cidade, e para o grupo do ex-prefeito e líder político da base governista, Diógenes Tolentino. Ela se torna a primeira deputada eleita da história do município a ocupar uma função na Mesa Diretora de uma das mais importantes Assembleias Legislativas do Brasil, o que reforça ainda mais seu protagonismo político.
A Mesa Diretora para o próximo biênio ficou definida com a seguinte composição:
Presidente – Adolfo Menezes (PSD);
1ª Vice-Presidência – Ivana Bastos (PSD);
2ª Vice-Presidência – Marquinho Viana (PV);
3ª Vice-Presidência – Hassan (PP);
4ª Vice-Presidência – Laerte do Vando (Podemos);
1ª Secretaria – Samuel Júnior (Republicanos);
2ª Secretaria – Kátia Oliveira (União Brasil);
3ª Secretaria – Victor Azevedo (PL);
4ª Secretaria – Fabrício Falcão (PCdoB);
Os suplentes também foram definidos:
Suplentes da maioria: Soane Galvão (PSB), Zé Raimundo (PT) e Fátima Nunes (PT);
Suplentes da minoria: Jurailton Santos (Republicanos) e Luciano Simões Filho (União Brasil).