O deputado federal baiano Paulo Azi (DEM) quer uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para debater as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente com a lancha Cavalo Marinho I, que naufragou com 120 pessoas a bordo no último dia 24 de agosto na Baía de Todos os Santos.
No acidente, 19 pessoas morreram enquanto faziam a travessia entre Mar Grande, em Vera Cruz, e Salvador.
No requerimento apresentado à comissão, o deputado do DEM quer que sejam convidados o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius Marques Gil; Eduardo Harold Mesquita Pessôa, diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia na Bahia (Agerba); Jacinto Chagas, presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab); e Lívio Garcia Galvão Júnior, administrador da CL Transporte Marítimo.
“A realização de audiência pública com a finalidade de debater as principais causas e circunstâncias do acidente será fundamental para elucidação dos fatos e análise de irregularidades, segurança e qualidade do serviço de transporte marítimo prestado. Além disso, a audiência poderá discutir e propor medidas que assegurem a segurança e saúde dos usuários”, defende Azi.
A data do encontro ainda dependerá da aprovação, ou não, do requerimento do parlamentar.