Em 2016, a população da cidade de Simões Filho, vivenciou uma grande batalha histórica, entre poderosos políticos e empresários que contavam com a máquina pública do Estado e do Município, contra um homem de origem simples e que entregou a sua vida nas mãos do “Grande Eu Sou”, acreditando na promessa que um dia viria a governar o Município.
O medo foi uma das armas utilizadas pelos poderosos contra a população naquele período eleitoral, pois diziam eles, que aquele homem simples não teria a capacidade técnica para governar e deixaria a cidade entregue à própria sorte por não contar com o apoio do Governo Federal e Estadual.
Como Deus não é o homem, e a sua palavra permanece para sempre, Simões Filho elegeu como seu governante Diógenes Tolentino, “Dinha”, um líder político ungido por Deus para cuidar do seu povo.
Logo ao se reunir com a administração do antigo governo para a transição governamental, onde o objetivo seria propiciar condições para que o candidato eleito ao cargo de prefeito pudesse ter todos os dados e informações necessárias à implementação do programa do novo governo, desde a data de sua posse, foi surpreendido por uma dívida pública que comprometia gravemente a saúde financeira do Município.
O homem de Deus não desanimou diante da primeira montanha que estava no seu caminho, e com sabedoria montou o seu planejamento, formando o seu secretariado de forma objetiva, delegando a todos, metas a serem alcançadas para sanar as dívidas do município e melhorar a qualidade de vida da população.
Os primeiros quatro anos, foram como andar no deserto, após Moisés tirar o povo do Egito, com muitas lágrimas, sofrimentos e também alegrias, pois com fé, todas as montanhas foram aos poucos removidas do caminho.
E vendo Deus o esforço do seu servo, novamente lhe deu vitória sobre os “poderosos políticos” na eleição de 2020, para assim, poder dar continuidade aos seus planos divinos. Esses últimos quatro anos, foram de obras gigantescas e trabalhos sociais cruciais na melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes, onde indiscutivelmente a cidade se desenvolveu como nunca tinha acontecido antes.
A sensação que ficou em nossos corações é que as mãos de Deus continuam sobre o nosso Município, pois em outubro de 2024, Deus derramou novamente o seu óleo sagrado, sobre as cabeças de Del e Simone Costa, para juntos governarem Simões Filho por quatro anos, dando continuidade às suas promessas de desenvolvimento e progresso da cidade.
Vale destacar que em 2017, primeiro ano do seu governo, após cuidar da saúde financeira do Município de Simões Filho e tirar a cidade do CAUC (SPC das Prefeituras), o Prefeito Dinha conseguiu implementar o tão desejado sonho de transformar a cidade que está localizada na Região Metropolitana de Salvador.
Um dos critérios que podemos avaliá-lo como ótimo gestor, são os bons indicadores e índices sociais que têm ampliado em setores como Educação e Saúde. Além disso, todo apoio necessário à Segurança Pública resulta consideravelmente na diminuição dos índices de violência. Sem dúvida nenhuma, Prefeito Dinha conseguiu elevar a autoestima do povo simõesfilhense, e acima de tudo, resgatou o sentimento de pertencimento dos moradores da Boa Terra.
Na Infraestrutura, o Prefeito Dinha entregou e inaugurou importantes obras como a requalificação e ampliação do Mercado Municipal e do Estádio Municipal Reitor Edgard Santos, a requalificação do Colégio Padre Luiz Palmeira; a requalificação da Praça da Bíblia, requalificação de cerca de 80 escolas municipais; a construção do Centro de Bioimagem e implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal, a requalificação e construção de Unidades Básicas de Saúde, ampliação do Programa Saúde da Família (PSF); a requalificação da Via Universitária, construção da Av. Henoch Protásio, construção do Eco Park Tanque do Coronel, construção de cerca de 40 Centros Integrado de Esporte e Lazer (CIEL’s), entre tantas outras obras, a pavimentação nas principais avenidas e inúmeras ruas nos quatro cantos da cidade, em especial, em localidades que por mais de 50 anos os moradores sonhavam em deixar de pisar na lama. No Esporte, com o Programa Simões Filho Esporte, o Prefeito Dinha implantou cerca de 15 modalidades esportivas e o apoio às escolinhas de futebol.
Na Saúde, o Programa Saúde Mais Perto de Você cuida de forma positiva a saúde preventiva da população com atendimentos pelos mais variados bairros da cidade.
Na área da Habitação, o Prefeito Dinha já entregou mais de 1.000 títulos de Regularização Fundiária, através do Programa Regulariza Boa Terra.
No Social, vale destacar a implantação de importantes iniciativas como o Programa Capacita Boa Gente e a Central de Cursos. No Desenvolvimento Econômico se destacaram os Programa Qualifica Cidadão e Qualifica Empreendedor.
Há 25 dias para findar o seu mandato, Prefeito Diógenes Tolentino ainda lidera diversas obras em execução. Uma das obras que deverão ser entregues ainda neste mês é a Av. José Trindade de Oliveira e o Eco Park Manaim. A nova avenida vai conectar a Via Universitária à região dos bairros: Loteamento São Miguel, Loteamento Big Áurea, Loteamento João Aragão, Simões Filho 1, Góes Calmon e Guerreiro.
“Através deste texto, quero expressar a minha gratidão primeiramente a Deus e também ao Prefeito Diógenes Tolentino Dinha, por ter nesses 8 anos, cuidado da nossa querida cidade de Simões Filho”.
“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? (Números 23:19)