A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) destacou, nesta segunda-feira (1), a necessidade de reverenciar os heróis da Independência do Brasil na Bahia, especialmente das heroínas, durante a passagem do ‘Fogo Simbólico’ por Simões Filho. Para ela, é fundamental manter vivo o legado deixado por Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria.
“Essas três mulheres tiveram um papel relevante na luta pela liberdade do Brasil. Elas representam tantas outras mulheres que resistiram e lutaram bravamente pela nossa independência, a exemplo daquelas lideradas por Maria Felipa que batalharam contra os portugueses na Ilha de Itaparica”, ressalta a parlamentar.
A deputada reforça que o legado deste trio de heroínas serve, até hoje, de inspiração para as mulheres. “Temos ainda muito a conquistar na sociedade, no mercado de trabalho e até na própria política, por exemplo”, salienta Kátia Oliveira.
Ela participou da passagem do Fogo Simbólico por Simões Filho ao lado do prefeito do município, Dinha Tolentino (MDB), que, agora, entregará a tocha ao vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), em cerimônia no bairro de Pirajá, na capital baiana. O Fogo Simbólico, que saiu de Cachoeira neste domingo (30), chegou a Simões Filho pelas mãos de atletas e foi entregue a Dinha pelo prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras.
Ao longo do percurso, diversos atletas carregam a tocha com o Fogo Simbólico durante o caminho de 110 quilômetros de Cachoeira a Salvador. Atletas de Simões Filho também participam do processo, levando o fogo até a capital.