O Edital de licitação do VLT (veículo leve sobre trilhos) de Salvador prevê mudanças profundas não apenas no sistema de transporte do Subúrbio Ferroviário, mas também na orla da região. O texto editalício, divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT) prevê a urbanização de algumas das principais praias suburbanas.
Praia Grande, Escada e Itacaranha estão garantidas no Edital como praias que receberão intervenção urbana por parte da empresa que vencer a licitação. De acordo com o texto, essa parte da orla do Subúrbio receberá um novo calçadão de acesso, iluminação em LED e paisagismo.
“O presente memorial tem como propósito detalhar o projeto de urbanização das praias mais frequentadas no subúrbio de Salvador, visando torná-las mais atrativas, promover a segurança e melhorar a qualidade do ambiente para os frequentadores”, diz um trecho do volume II do Anexo I do Edital.
O anexo em questão estabelece que o novo calçadão de acesso às três orlas será construído utilizando concreto magro e projetado de forma a integrar-se harmoniosamente ao ambiente natural das praias. Um guarda-corpo também deve ser instalado, para garantir a segurança dos pedestres.
O novo calçadão também deverá ter a instalação de espaços de convivência social, de mobiliário urbano visando o conforto dos frequentadores, de espécies vegetais típicas de regiões costeiras, além de um sistema de iluminação em LED.
Itacaranha, Escada, Praia Grande serão três das 35 localidades que terão paradas do futuro sistema de VLT de Salvador. Recentemente, a orla do Subúrbio Ferroviário passou por intervenções realizadas pela prefeitura de Salvador. Entretanto, conforme descrito no novo Edital do VLT, outras mudanças deverão ser feitas, para atender ao que o governo Jerônimo quer para a região da cidade.