Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli
O Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino realizou, na tarde desta quarta-feira (21), Coletiva de Imprensa com veículos de comunicação local e fez um balanço das ações e medidas implementadas para minimizar impactos causados pela forte chuva que caiu no município, na última terça-feira (20). Foi registrada uma média de 90 milímetros de precipitação, em apenas 40 minutos – “volume esperado para todo o mês de fevereiro”.
Acompanharam a Coletiva de Imprensa o vice-prefeito Sid Serra; o presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito, Del Cristo Rei; os secretários: Gabriel Marques (SEINFRA), Andrea Pereira (SEDESC) e Manoel Almeida (SESP), além de vereadores.
“Graças a Deus não tivemos nenhuma perda de vida, teve perda material, mas vamos achar uma forma de minimizar essa situação”, disse o Prefeito Dinha. Ele completa que “as ações preventivas seguirão acontecendo na cidade”.
Segundo levantamento, 63 famílias foram acolhidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o que equivale a 250 pessoas. A pasta ofertou insumos às famílias a exemplo do auxílio alimentação, cesta básica, material de limpeza, entre outros.
Para o alcaide, o fato da cidade não registrar desabrigados, mesmo com o alto volume de água, se deve primeiro à “misericórdia de Deus e depois as ações preventivas ao longo dos últimos 7 anos”.
“Investimos em estabilização de taludes, construímos cortinas de concreto, cortina atirantada, aplicação de geomanta, pavimentação que vêm estabilizando diversas áreas do nosso município, coisas que não aconteciam no passado, então, todas as ações simultaneamente têm trazido mais segurança, nesse momento difícil que é a época das chuvas. No passado já tivemos mais de 200 famílias desabrigadas, um número muito alto de famílias desalojadas, e hoje, graças a Deus, temos um número pequeno de desalojados e zero desabrigados, então são as ações preventivas que têm sido feitas ao longo do governo e que têm possibilitado uma realidade diferente”, pontuou Dinha Tolentino.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Gabriel Marques, o município realizou obras importantes que dão estabilidade aos taludes e que traz segurança e mais conforto para a população. “Temos certeza que ainda em 2024 iremos fazer muitas obras dessa grandeza para fazermos o município avançar e se estabelecer com crescimento”, disse.
Desde janeiro/2021, de modo contínuo, uma série de ações preventivas vêm sendo realizadas a exemplo da limpeza de canais e córregos, construção de contenções, programa de estabilização de taludes, macrodrenagem, pavimentação, ampliação dos canais da Av. Orlando Moscoso, Av. Muriqueira, sendo que a próxima etapa ocorrerá no canal da região do KM30, além de outras intervenções.
O presidente da Câmara, Del Cristo Rei, parabenizou o prefeito pela sua entrega e mobilização junto aos secretários para minimizar os efeitos da forte chuva.
“Acreditamos que é dessa forma que vamos continuar em alerta para trabalhar pela população de Simões Filho e que de fato, é a nossa obrigação como parlamentar dando a resposta e fazendo aquilo que é possível. Este momento aqui unidos, é esse momento que Simões Filho está vivenciando, um momento em que o gestor, vereadores e secretários estão presentes prontos para dar uma resposta e trabalhar”, assinalou Del.