Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli
O fluxo migratório de brasileiros para Portugal tem sido destaque nos últimos anos na imprensa nacional e internacional. Somente em 2023, os brasileiros que vivem legalmente no país europeu, era cerca de 235 mil, e esse número não para de crescer. O simõesfilhense Diego Santos, depois de alguns anos contribuindo em alguns times do futebol amador, em especial na cidade em que viveu a maior parte da sua vida, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, há três anos estar consolidado em Portugal, se destacando na área de Fisioterapia no Trofense, time de futebol que faz parte da 3ª Liga no país da Europa Meridional.
Em contato com o jornalista Marcos Castelli, editor-chefe do site “Rede Imprensa”, o fisioterapeuta Diego Santos, pai de duas princesas, Heloísa e Heloá, conta que viveu uma experiência em Portugal em 2019, mas em seguida voltou ao Brasil. Em Simões Filho, o baiano natural da cidade de Salvador, sempre voltou o seu olhar ao empreendedorismo, e conseguiu abrir uma loja de materiais hospitalares, entretanto, devido até uma questão do próprio mercado, ele fechou as portas. Vale considerar que em 2020, o mundo vivenciou a triste pandemia da Covid-19. O simõesfilhense, em meio a tantos desafios, arrumou as malas e voltou para Portugal com uma mala cheia de sonhos.
Segundo Diego, no retorno à Portugal, ele já tinha uma ideia de como era viver no país europeu. Ele ressalta, que no Brasil tentou de várias formas ter uma estabilidade de vida, mas diversas questões, uma delas, a sensação de insegurança, foi um fator que lhe despertou a possibilidade de morar em um pais que fala a mesmo idioma, com uma melhor qualidade de vida para si e para sua família.
Após conseguir um emprego em uma fábrica em Portugal, Diego Santos sofreu um acidente. Ele contou à nossa reportagem que quase perdeu os movimento da mão, mas aquele fatídico episódio da sua vida, fez com que ele virasse a “chave da sua vida”.
E nessa linha do tempo, Diego vivia o processo de adaptação em Portugal e questões burocráticas de legalização. “Foi um processo árduo, mais graças a Deus tudo deu certo”, comemora a sua nova forma de viver.
Ele centralizou recursos; fez alguns investimentos e aperfeiçoou seu currículo em Portugal. “Foi quando recebi um convite para trabalhar no Clube Desportivo Trofense, no qual faz parte da 3ª liga profissional de Portugal, um cenário perfeito dentro de um sonho que estava a ser realizado. Muito aprendizado, vivências incríveis e este grande clube abriu as portas e cá estou. Recebi o interesse da direção pela minha permanência para assinar por mais uma época, um trabalho muito bom que foi construído anteriormente junto com meu colega Tiago Araújo”, afirma o simõesfilhense.
Parceria:
O fisioterapeuta Diego Santos para à nossa reportagem, aproveitou para agradecer a Deus pela vida do seu colega Tiago Araújo. Ele conta que teve a honra de conhecê-lo e enalteceu o profissional.
“Um profissional muito capacitado que agregou meus conhecimentos, um ser humano 5 estrelas que teve paciência em mim ensinar com sua vasta experiência no âmbito do futebol internacional trazendo no vosso currículo o Al-Nassr dos Emirados Árabes, equipe atual do Cristiano Ronaldo e do Anderson Talisca. Juntos fizemos um excelente trabalho de prevenção de lesões e minimizamos baixas em nosso elenco. Sou completamente grato por todos da direção aos staff, jogadores e funcionários, todos mim acolheram e foram simpáticos comigo”, disse Diego.
De acordo com o fisioterapeuta simõesfilhense, hoje, completamente adaptado em Portugal, segue sua vida lutando ainda mais pelos objetivos de vida. “Posso lhe dizer uma coisa: tu não tens noção do quão este país é fantástico”, celebrou.