Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) será o primeiro município do Nordeste a produzir insulina após um acordo ser assinado entre o Governo do Estado e a empresa ucraniana Indar. Com investimento de R$ 250 milhões e capacidade de produzir 25 milhões de frascos por ano, a fábrica para produção de insulina será construída próximo ao Centro Industrial de Aratu.
O produto será distribuído para atender a demanda do Ministério da Saúde no país. A insulina, medicamento utilizado no controle do diabetes, será produzida pelo laboratório público Bahiafarma. A expectativa é que a fábrica fique pronta dentro do período de três anos.
Segundo o governador Rui Costa, a assinatura do protocolo para transferência de tecnologia e da implantação da unidade de produção de insulina, será bom não somente para a Bahia, mas para a saúde dos brasileiros e também para a economia brasileira.
Segundo o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o termo de compromisso “fará história na saúde pública do Brasil” na medida em que amplia o acesso da insulina para todo o povo brasileiro.