Rede Imprensa

Em um ano, UTI do Hospital Municipal de Simões Filho atendeu cerca de 500 pacientes

O primeiro Centro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) composto por 10 leitos no Hospital Municipal de Simões Filho, completou no dia 06 de dezembro, um ano de prestação de serviços à população e já alcançou cerca de 500 pacientes. Com recursos municipais, a aquisição é uma das grandes ações realizadas na gestão do Prefeito Dinha Tolentino.

Ao demonstrar a sua gratidão à toda equipe de profissionais,  na manhã desta quarta-feira (14), o Prefeito Dinha ao lado da secretária de Saúde, Iridan Brasileiro visitou o Hospital Municipal e entregou uma placa à coordenadora médica da UTI, Dra. Isabel Mendonça que também esteve ao lado do presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues.

“À toda equipe de saúde, técnicos, a todos os profissionais, a minha gratidão e o meu respeito. Então, hoje é dia de alegria e dia de gratidão e quero compartilhar esta placa que nós fizemos em sinal de gratidão a toda equipe da UTI Ajurimar Tolentino dos Santos que tem a memória da minha irmã. Que Deus abençoe a todos vocês”, pontuou Prefeito Dinha Tolentino.

O gestor municipal destacou a saúde como prioridade na sua gestão. “A gente sabe das dificuldades que enfrentamos ao longo deste período de um ano para manter funcionando a UTI, mas esse resultado anima e nos deixa bastante confortados, de no orçamento municipal a gente priorizar recursos para a saúde”, acrescentou Tolentino.

Na avaliação da secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, os 10 primeiros leitos de UTI possibilitam salvar inúmeras vidas e representam o compromisso com a manutenção da vida e o cuidado com os simõesfilhenses. “A UTI que por tantos anos foi apenas um sonho, hoje é realidade graças ao prefeito Dinha. E hoje, a maior parte dos pacientes que necessitam de cuidados intensivos não precisam ser transferidos para outras unidades hospitalares”, ressalta a titular da pasta.

A unidade gerida pela Fundação Fabamed se consolidou como o hospital municipal mais resolutivo da Região Metropolitana, acolhendo e tratando rapidamente pacientes com AVC, infarto, politraumas e outras patologias que demandavam cuidados intensivos.

Segundo o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, o resultado positivo é fruto do empenho e dedicação de todo o corpo clínico e administrativo. A unidade é composta com equipamentos de última geração, tais como cardioversores, monitores multiparamétricos, raio-X móvel digital, respiradores, além do serviço de hemodiálise.

De acordo com a coordenadora médica da UTI do HMSF, Dra. Isabel Mendonça o espaço trouxe mais resolutividade para a unidade, tornando o serviço ainda mais completo. “A abertura dos leitos de UTI foi de extrema importância para que pudéssemos alavancar fluxo e processos tendo como base o cuidado centrado no paciente, unificando a equipe multidisciplinar e interdisciplinar”, explica.

A Fundação Fabamed é responsável pela gestão do HMSF desde 2019. Vale lembrar que, para reforçar a média de 7 mil atendimentos por mês, a unidade implantou o Centro de Bioimagem que oferece serviços tanto a pacientes internados quanto a ambulatoriais.

Durante o balanço positivo que apresentou números positivos que repercutiu numa melhor qualidade de vida para à população, o Prefeito Dinha ressaltou que nos primeiros anos da sua gestão, autoridades estaduais diziam que era impossível a manutenção da UTI no município.

“A Bíblia diz que tudo é possível àquele que crê. Deus quis que acontecesse com recursos próprios e aqui não tem recursos oriundos do Governo do Estado que não liberou nem um R$ 1 sequer. Não temos um equipamento aqui por meio do Estado”, declarou Prefeito Dinha.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também