Nesta quinta-feira (24), data em que se celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Câmara Municipal, a convite da comunidade surda de Simões Filho, promoveu um importante encontro entre representantes da comunidade surda e o Poder Legislativo. Representando a Câmara Municipal estiveram presentes os vereadores, Itus Ramos, Sid Serra, Roberto Souza, Joka da Farmácia e o vereador Moisés do Projeto Transformar, familiares de pessoas surdas e a intérprete de Libras Tatiana Mendes, que intermediou esse momento de escuta e diálogo.
O objetivo do encontro foi promover um canal direto de comunicação com a comunidade surda, ouvir suas demandas e reafirmar o compromisso do Legislativo municipal com a construção de políticas públicas inclusivas e eficazes.
A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Trata-se de um marco fundamental na história da comunidade surda, garantindo o direito à comunicação por meio da Libras, bem como o acesso a direitos e à participação plena na sociedade.
“A Câmara Municipal tem o dever de ser a voz de todos. Receber a comunidade surda em um espaço de escuta ativa e respeito é um passo essencial para avançarmos em legislações que promovam a verdadeira inclusão”, afirmou o presidente Itus Ramos.
A realização do encontro é mais uma iniciativa da atual legislatura voltada à acessibilidade, inclusão e fortalecimento da cidadania. A programação segue com uma oficina de Libras, que acontecerá no próximo dia 30 de abril, às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Simões Filho.
O Poder Legislativo tem atuado de forma ativa na discussão de pautas relevantes para toda a sociedade, promovendo debates, eventos e proposições que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Com ações como esta, a Câmara reafirma seu papel como agente transformador da realidade local.