O Prefeito da cidade de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira, se reuniu na tarde desta quinta-feira (30/11), com a Promotora de Justiça, Dra. Mariana Pacheco de Figueiredo com o propósito de alinhar e aprofundar estratégias, protocolos e ações vitais para proteção de mulheres em situação de violência doméstica no município de Simões Filho.
A reunião aconteceu no Escritório Regional do Ministério Público, Centro da cidade, e contou com a presença da secretária de Governo, Simone Costa; da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Andrea Almeida; da coordenadora do CRAM, Islene Argolo; da advogada do CRAM, Dra. Daniela Abreu, além do Major PM Hildegard e do Coronel PM Magalhães.
Segundo o alcaide, durante o encontro, foi discutido estratégias e protocolos para o fortalecimento das medidas que vêm sendo executadas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher no município.
“Voltei a reafirmar o meu apoio em prol dessa causa e de seguir habilitando mecanismos e ferramentas, como o Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza; o Programa Recomeça, que visa a inserção das mulheres no mercado de trabalho; o auxílio financeiro Bolsa Maria da Penha, destinado às vítimas de ameaças ou violência doméstica e familiar, em situação de vulnerabilidade social e sob medida protetiva de segurança. Seguimos unidos nessa causa”, pontuou Diógenes Tolentino, prefeito.
O encontro também permitiu o reforço da informação, em caso de ocorrência de fatos referentes à violência doméstica e familiar, as vítimas devem acionar imediatamente a Polícia Militar por meio dos serviços 180 ou 190, para que as providências sejam adotadas em caráter de urgência.
Já no caso das vítimas que possuam medida protetiva de urgência decretada pela Justiça, além de estarem à sua disposição os serviços 180 e 190, encontra-se disponível o telefone do CRAM (Centro de Referência de Atenção à Mulher), através do número (71) 9 8546-5591, o qual tem fluxo direto com a Justiça e o Ministério Público, de igual forma.
Vale lembrar que no município existe a ronda protetiva realizada pela Polícia Militar desde junho de 2022, atuando de forma preventiva e assistencial à mulher vítima de violência doméstica.