O edital e resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 já está disponível, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira (8). Para acessar, os candidatos deve acessar a Página do Participante, com o login na plataforma Gov.br. Quem teve a solicitação negada, pode recorrer até sexta-feira (12).
O candidato que teve isenção no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para ter direito à isenção na edição de 2023. O Inep também alertou que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição no exame.
As inscrições para o Enem 2023, isentos ou não isentos, ficam disponíveis de 5 a 16 de junho na Página do Participante.
As notas do exame são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados das provas poderão ser aproveitados pelos estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas, que mantêm convênio com o Inep.