Rede Imprensa

Enterro da líder quilombola Bernadete tem forte esquema de segurança e presença de autoridades de Simões Filho e da Bahia

O enterro da maior líder quilombola do país, e reconhecida internacionalmente, Maria Bernadete Pacífico Moreira, contou com um forte esquema de segurança na manhã deste sábado (19), além da presença de inúmeras autoridades. O Prefeito de Simões Filho, cidade da líder quilombola, Diógenes Tolentino; o vice Sid Serra, secretários municipais e vereadores estiveram presentes no ato fúnebre.

Foto: BNews/Paulo M. Azevedo

O Prefeito de Simões Filho, popular Dinha disse que fatos como esses não podem ser negligenciados. “Seguiremos cobrando do Governo do Estado, o empenho necessário para que esse caso não caia na impunidade e para que providências rigorosas sejam adotadas, tanto para as investigações, quanto para a responsabilização dos envolvidos nessa ato de crueldade”, disse o alcaide simõesfilhense. A Prefeitura de Simões Filho decretou 3 (três) dias de luto.

O corpo, que foi velado no distrito de Pitanga de Palmares, em Simões Filho ao longo de toda a sexta-feira, foi levado para Salvador para ser sepultado no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, onde o filho dela, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, morreu em 2017, está enterrado.

Entre representantes do Governo Estadual, a secretária Angela Guimarães, da pasta da Igualdade Racial, estive presente no local. Familiares e amigos também marcaram presença, realizando protestos e pedindo justiça.

O Quilombo Caipora, em Pitanga dos Palmares, liderado por Bernadete, é formado por cerca de 289 famílias e tem 854,2 hectares. No momento do crime, a líder quilombola estava em casa, assistindo televisão com os três netos – que foram trancados em um outro cômodo no momento dos disparos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também