Rede Imprensa

Escola Flordenice da Costa realiza Feira Literária (FLIFLOR) com o tema “Valores da Cultura Nordestina”

A VI edição da Feira Literária Flordenice (FLIFLOR), da Escola Flordenice da Costa, localizada em Simões Filho (RMS), teve início nessa quarta-feira (09/08), no teatro SEST SENAT com orquestra, literatura de cordel e apresentações teatrais inspiradas em clássicos da literatura nordestina que transmitem uma visão crítica e sensível da vida e da cultura regional, abordando temas como a seca, a fome, a pobreza, a violência e a discriminação.

A direção da escola (Edilene Lessa) e a coordenação (Livan Carneiro) juntamente com os professores de linguagens elaboraram o evento que traz como tema central “Valores da Cultura Nordestina”, além do teatro, sua programação contou com diversas atrações realizadas na quinta-feira (10/08), na quadra da intuição de ensino.

Os estudantes animaram o projeto com dança, música, stands, feira de livros (novos e usados), cantina nordestina, cantinho da leitura e oficinas (gamer, gourmet, libras, forró, makeup) e jogos de tabuleiro.

“A cultura nordestina é uma rica em tradições, histórias e influências que contribuem significativamente para a diversidade brasileira. Valorizá-la é reconhecer a importância e influência do Nordeste na formação da identidade nacional. Além disso, fortalece o sentimento de pertencimento dos discentes e respeito entre as diferentes regiões do país”, destaca a professora de Literatura Graziele Rocha.

Foram lidas diversas obras literárias antes da realização do evento, entre os escritores nordestinos mais importantes, destacam-se nomes como João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz e Jorge Amado que foi homenageado por ser a data do seu aniversário. As obras estudadas apresentam uma linguagem rica e diversificada, com forte influência da cultura popular e regional.

Damares, aluna da 3ª série do Ensino Médio, pontuou: “Acredito que é uma proposta muito inteligente já que é um evento baseado em livros que marcaram nossa história, foi importante analisar as personagens: Lampião, Maria bonita, Gabriela entre outras que fazem parte da nossa cultura.”

Os dois dias de FLIFLOR foram superanimados, teve muita diversão e aprendizado que reuniu a comunidade escolar, incentivou os estudantes a desenvolverem o hábito e a apreciação pela leitura, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos mostrando a riqueza cultural da região nordeste através de suas manifestações folclóricas e populares.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também