O plenário da Câmara Municipal de Simões Filho foi palco de um debate acalorado nesta terça-feira (15), durante a discussão do Projeto de Lei nº 004/2025, que propõe uma reestruturação organizacional na Prefeitura, incluindo a criação da Secretaria de Habitação e da Secretaria da Juventude. Um dos destaques da sessão foi o pronunciamento do vereador Jailson Jajai (1º Secretário da Mesa Diretora), que defendeu a proposta com veemência e criticou a postura da oposição.
“Eu voto a favor porque sou a favor da juventude da nossa cidade”, declarou Jajai. O parlamentar, que já foi secretário de Mobilidade Urbana, lembrou sua trajetória de luta pela pasta habitacional: “Quando fui vereador entre 2017 e 2020, sempre critiquei a falta de uma secretaria exclusiva para Habitação. Não tem como a Secretaria de Planejamento dar conta de programas como ‘Meu Novo Lar’, ‘Minha Casa, Minha Vida’ e a Regularização Fundiária. Simões Filho precisa dessa atenção”, argumentou.
Jajai criticou os vereadores de oposição, que se posicionaram contra o projeto. “É lamentável ver parlamentares sendo contra uma Secretaria que vai abraçar os jovens. Eles foram assistidos por 8 anos, mas agora, com uma pasta independente, terão muito mais oportunidades”, disparou.
O vereador ainda questionou: “Vocês vão mesmo ser contra uma Secretaria que vai criar programas diretos para a juventude?.
Otimização
Jajai esclareceu que o projeto elimina 180 cargos e reorganiza a estrutura administrativa. “Fiz questão de ler todos os cargos cortados e os criados. Isso é modernização”, afirmou.
O parlamentar encerrou seu discurso reforçando que o prefeito Del está honrando suas promessas de campanha ao criar a Secretaria da Juventude. O Projeto de Lei foi aprovado com 13 votos a favor e 3 votos contrários dos oposicionistas.