Com discurso marcado por gratidão, o ex-prefeito e líder político Dinha Tolentino destacou publicamente o trabalho da secretária municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, durante a inauguração de espaços públicos no bairro da Pitanguinha Nova na noite desta terça-feira (29).
Durante seu pronunciamento, o ex-prefeito e líder político, não apenas reforçou a competência técnica da gestora, mas também ressaltou os sacrifícios pessoais que ela enfrentou para manter os serviços de saúde em funcionamento.
“Minha amiga Iridan! Tudo o que conquistamos na saúde foi feito primeiro pela vontade de Deus, mas também pela sua dedicação. Administrar com R$ 2,3 milhões de repasses, manter 10 leitos de UTI, um Centro de Bioimagem e 21 Unidades de Saúde tem que ser competente”, afirmou Dinha.
O ex-prefeito lembrou momentos críticos em que Iridan, mãe solo, deixou seu filho em casa durante madrugadas para resolver emergências no município. “Quantas noites você saiu às 3h, 2h da manhã para tentar regular e transferir pessoas na UTI e no hospital? Eu ligava, e você se levantava. Sou testemunha disso”, destacou.

O reconhecimento público ocorre em um momento em que a secretária enfrenta pressões políticas, com alguns parlamentares defendendo sua substituição. No entanto, Iridan mantém o apoio firme não apenas de Dinha, mas também da deputada Kátia Oliveira. O atual prefeito Del a reconduziu no dia 1º de janeiro ao cargo.
Além de comandar a Saúde em Simões Filho, Iridan assumiu recentemente a coordenação do Colegiado Intergestor Regional (CIR) da Região de Camaçari, ampliando sua atuação para outros cinco municípios baianos. Sua trajetória, marcada por desafios pessoais e profissionais, simboliza a resistência de quem trabalha pela saúde pública mesmo em condições adversas.
O ex-prefeito também deixou um recado à equipe do atual governo: “Tem que trabalhar como o prefeito Del está trabalhando. Os secretários precisam estar um com Del”, disse.