Rede Imprensa

Fevereiro Roxo: Caminhada promove conscientização sobre Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus

O grupo de Fibromiálgicos da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou na manhã desta segunda-feira (27), caminhada alusiva à campanha Fevereiro Roxo. A iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização de doenças como o Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus.

O grupo liderado pela coordenadora Márcia Félix conta com o apoio do vereador Eri Costa (padrinho) e da sua esposa, a ex-secretária de Saúde, Poliana Rocha (madrinha). O projeto conta ainda com o apoio da ANFIBRO – Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças correlacionadas.

A caminhada partiu da Praça da Bandeira rumo à Praça da Bíblia, no Centro da cidade, e deu visibilidade ao foco principal: conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, que ajuda no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“Estas ações estão sendo realizadas para conscientizar as pessoas. A fibromialgia é uma doença invisível, mas nós não somos invisíveis e estamos na luta para garantir direitos fundamentais, mas estamos avançando”, disse em entrevista, a coordenadora Márcia Félix.

De acordo com o padrinho, o vereador Eri Costa, o grupo de fibromiálgicos de Simões Filho “é um movimento de conscientização que precisa avançar a cada dia“É com luta que a gente consegue o acesso às nossas necessidades, o segmento organizado tende a ter maior êxito e aqui nós estamos. O movimento começou a pouco tempo, mas os avanços são grandes e graças a Deus, eu pude ter o privilégio de ser o autor da Lei que contempla os fibromiálgicos desta cidade”, enfatizou o legislador.

Eri agradeceu ao prefeito Dinha Tolentino por sancionar o Projeto de Lei que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia em Simões Filho, e que assegura às pessoas nessa condição, filas preferencias e vagas de estacionamento preferencial. “Nós estamos já em fase de elaboração das carteirinhas dos fibromiálgicos”, afirmou o parlamentar.

Poliana Rocha reforçou o objetivo da ação alusiva. “O objetivo da caminhada é fazer estas patologias conhecidas por todos, porque a partir do conhecimento também se adquire o respeito e quando a gente compartilha a dor, ela ameniza, além disso, a fibromialgia e o lúpus acometem mais as mulheres”, destacou.

SINTOMAS:

– Fibromialgia: dor e fraqueza muscular generalizada;

– Alzheimer: doença progressiva que destrói a memória;

– Lúpus: doença inflamatória autoimune em que o próprio corpo ataca seus tecidos.

CONFIRA FOTOS

Por: Mário Mendonça de Lima Júnior


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também