Rede Imprensa

Fogo Simbólico: Ato cívico em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia é realizado em Simões Filho

Redação REDE IMPRENSA

A cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã deste sábado, 1º de julho, recepcionou o símbolo de união entre os povos –  Fogo Simbólico, desta vez, num momento histórico que marca o bicentenário das celebrações da Independência do Brasil na Bahia, que será celebrado neste domingo, 02 de julho. Simões Filho é o último município antes da chegada da Tocha do Fogo Simbólico, no bairro de Pirajá, na capital baiana.

O símbolo de união dos povos chegou na cidade simõesfilhense nas mãos dos atletas de Candeias, onde o alcaide candeense, Pitagóras Ibiapina e sua comitiva cumprimentou o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira e a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira.

Neste ano, Simões Filho sediou o primeiro encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e do Recôncavo Norte, que foram conduzidos pelas cidades de Candeias e Lauro de Freitas. A prefeita Moema Gramacho também esteve no ato cívico, realizado no Pavilhão do Fogo Simbólico, na Praça Noêmia Meirelles Ramos, Centro de Simões Filho.

A programação incluiu hasteamento das bandeiras, Hino da Bahia, Hino do Brasil, pronunciamento de autoridades, e apresentações de três fanfarras do município que abrilhantaram o ato cívico: Integração da Bahia, Banda Show Contemporânea e Fanuasf.

O prefeito Diógenes Tolentino durante pronunciamento reavivou a chama histórica da liberdade, e destacou sobre a importância do município jamais retroceder, mas avançar. “Seguiremos trabalhando, construindo uma Simões Filho cada vez melhor e fortalecendo a luta por uma Bahia mais afirmativa e igualitária”, enfatizou Dinha Tolentino.

Por volta das 13h, a Tocha do Fogo Simbólico saiu em destino a Salvador nas mãos dos atletas simõesfilhenses. Antes de chegar à capital baiana, o Fogo Simbólico passou pelas cidades-chaves da Independência, saindo de Cachoeira, passando por Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), depois pelas cidades metropolitanas: São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, a Bahia comemora 200 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após à Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

Participaram do evento, o prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, vice-prefeito Sid Serra, primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira, presidente da Câmara, Del Cristo Rei, secretários municipais e vereadores; o Major PM, Comandante da 22ª CIPM, Hildegard, o Padre Marcos, entre outras autoridades.

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também