Em meio à crise humanitária em terra indígena Yanomami no estado de Roraima, o governo federal entregou mais de 75 toneladas de mantimentos e medicamentos à população da região.
Segundo a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número foi contabilizado em 14 dias e contempla 3.785 cestas básicas.
O trabalho é coordenado pelo Ministério da Defesa e executado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que transporta os suprimentos desde 21 de janeiro. As ações contam ainda com apoio do Exército.
Até 3 de fevereiro foram realizadas 37 evacuações aeromédicas com indígenas em situação grave de saúde. Com o objetivo de auxiliar o Ministério da Saúde durante a crise na região, foi instalado um Hospital de Campanha ao lado da Casa de Saúde Indígena (Casai) em Boa Vista (RR). Desde 27 de janeiro, foram contabilizados 600 atendimentos no local.
O hospital conta com equipe multidisciplinar com mais de 300 militares médicos, com especialidades em ortopedia, cirurgia geral, pediatria, radiologia, ginecologia e patologia. A estrutura também tem capacidade de realizar exames laboratoriais, ultrassonografias e dispõe de leitos de estabilização.