Foi instalado nesta segunda-feira (5) o Comitê de Crise Operação Chuva, no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em Salvador.
A medida adotada pelo Governo da Bahia tem como objetivo atender os municípios atingidos pelas fortes chuva. De acordo com a Defesa Civil do estado, 52 cidades foram atingidas pelo temporal e mais de 65 mil pessoas afetadas pelos prejuízos causados.
Fazem parte do comitê as secretarias de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Administração (Saeb), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab) e a Casa Civil. Além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
De acordo com o superintendente de Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho, o Comitê estará sempre reunido para atender as solicitações da população, como cestas básicas, colchões e ajuda humanitária. O coronel informou ainda que a logística necessária já foi definida, montando uma estrutura para atender mais rápida e facilmente a população.
Medidas já tomadas
Até o momento, a Seinfra já desbloqueou 17 dos 19 pontos de interrupção do tráfego ocorridos em rodovias estaduais devido às chuvas. Segundo o superintendente do órgão, Saulo Pontes, os dois pontos que faltam, localizados no extremo-sul, na BA-126, na altura dos distritos de Itabrasil, Bisogue e Boqueirão, devem ser desinterditados ainda nesta segunda, e a BA-690, que liga Vereda à BA-284, no distrito de Pirajá, próximo a Itamaraju.
Além disso, foram liberados kits de medicamentos que cobrem 500 pessoas por um período de três meses, e três municípios estão em processo de solicitação, sendo eles: Itambé, Dário Meira e Ipiaú. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realizou a montagem de postos avançados ao redor do estado. Ao todo, são cinco postos de comando, em Ilhéus, Barreiras, Jequié, Itabuna e em Teixeira de Freitas.