Rede Imprensa

Gustavo Petro se torna o primeiro presidente de esquerda da Colômbia

O economista e ex-guerrilheiro de esquerda, Gustavo Petro, de 62 anos, foi eleito presidente da Colômbia. O resultado da apuração dos votos foi divulgado na noite deste domingo (19/6). Petro venceu Rodolfo Hernández em segundo turno das eleições presidenciais do país. O vencedor sucederá o impopular presidente conservador Iván Duque, que por lei não pôde se candidatar à reeleição.

Foto: Reprodução

Com a promessa de democratizar o país, o economista teve 50,49% dos votos, contra 47,25% de Hernández, segundo informações do órgão de contagem de votos nacional. Cerca de 22 milhões de colombianos foram às urnas para eleger o novo presidente neste domingo. Petro assume o cargo em 7 de agosto de 2022.

“Hoje é um dia de festa para o povo. Que festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam absorvidos pela alegria que hoje inunda o coração da pátria. Essa vitória é para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e das praças”, disse o presidente eleito, após a divulgação dos resultados. Esta é a terceira vez que o candidato concorre ao Palácio de Nariño.

Em uma publicação nas redes sociais, Petro agradeceu a confiança do povo colombiano. “Obrigado Colômbia! A mudança veio para nos unir por um único sentimento, o amor pelo nosso país. Chegou a hora de acabar com a desigualdade, chegou a hora da educação, do meio ambiente e das oportunidades. Chegou pela primeira vez um governo do povo e para o povo. Eu te amo muito” (em tradução livre), disse o presidente eleito.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também