Por: REDE IMPRENSA | MARCOS CASTELLI
Simões Filho celebrou, na noite desta quinta-feira (27/3), a coragem, a liderança e a resiliência de 18 mulheres com suas trajetórias inspiradoras. A honraria, que leva o nome da primeira prefeita eleita de Simões Filho, reforça o protagonismo feminino na construção da história e desenvolvimento do município.
Em uma cerimônia emocionante no Plenário Walter Jorge dos Santos, a Câmara Municipal de Simões Filho entregou a Medalha de Honra Noêmia Meirelles Ramos, reconhecendo mulheres que se destacam em diferentes áreas da sociedade.
A cerimônia presidida pelo Chefe do Legislativo, vereador Itus Ramos (PSDB-Cidadania), contou com a presença de autoridades como o prefeito Devaldo Soares de Souza (Del), a vice-prefeita Simone Costa (PDT) e a deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil), esta última responsável pela criação da honraria em 2013 quando foi presidente dos Direitos das Mulheres.
“Como prefeito, reconheço o papel fundamental que as mulheres desempenham na construção de uma Simões Filho melhor. Com coragem, dedicação e sensibilidade, elas transformam nossa cidade e inspiram a todos nós todos os dias”, pontuou Del Soares, prefeito.
A medalha homenageia Noêmia Meirelles Ramos, que em 1967 quebrou barreiras ao se tornar a primeira prefeita eleita não apenas de Simões Filho. Em uma época em que a política era dominada por homens, sua trajetória abriu caminhos e inspirou gerações de mulheres a ocuparem espaços de decisão.
Histórias de Superação e Liderança:
Cada uma das homenageadas carrega uma narrativa de dedicação e impacto social. Entre elas, a primeira-dama Marileide França Nunes (Finha), que foi homenageada pela Mesa Diretora do Parlamento Simõesfilhense.
A Câmara de Simões Filho também homenageou mulheres que fizeram história na Casa Legislativa. Entre as ex-vereadores presentes no evento, a deputada Kátia Oliveira, Zete Costa, Márcia Costa, Olinda Costa, essa última foi também homenageada pelo vereador Belo Gazineu (PDT).
Confira as homenageadas de 2025:
Marileide França Nunes – Indicação: Mesa Diretora
Diana Priscila da Silva Coelho – Indicação: Andrea Almeida (UNIÃO BRASIL)
Rosemeire Coelho dos Santos – Indicação: Roberto Souza (PL)
Vanda Alves Gonçalves – Indicação: Jajai (PL)
Raimunda Cavalcante de Oliveira Carvalho – Indicação: Sid Serra (PDT)
Vera Buri Santana Albuquerque – Indicação: Deni da Metalúrgica (UNIÃO BRASIL)
Amália Leal – Indicação: Neivaldo Scavelo (PRD)
Ângela Maria Neves – Indicação: Bombeiro Motta (PSD)
Maria Ozeni Souza de Sá – Indicação: Adailton Caçambeiro (UNIÃO BRASIL)
Raquel Maria dos Santos Bonfim – Indicação: Joka da Farmácia (UNIÃO BRASIL)
Elinadia Alves de Souza – Indicação: Sergio Glauber (PT)
Olinda Ramos Costa – Indicação: Belo Gazineu (PDT)
Daniele Soares dos Santos – Indicação: Orlando de Amadeu (PSDB)
Cristiane Assis de Santana – Indicação: Itus Ramos (PSDB)
Márcia Maia Felix de Jesus – Indicação: Eri Costa (PL)
Luciana Maria do Nascimento Oliveira – Indicação: Carlos Neto (PSDB)
Ana Lúcia Lima Batista – Indicação: Dell Capoeira (PRD)
Sheila Amorim Moreira de Lima – Indicação: Moisés do Projeto Transformar (PRD)
A cerimônia terminou com um recado claro: a luta por igualdade e reconhecimento feminino segue viva, e Simões Filho é palco dessa transformação.