O Hospital de Simões Filho, realizou, de janeiro a março, 386 partos, divididos entre cesáreos e normais. O município, além de contar com maternidade própria, realiza acompanhamento pré-natal e assistência às gestantes, puerperas (pós-parto) e lactantes.
O Serviço Obstétrico dispõe de Pronto Socorro Ginecológico-Obstétrico, com atendimento 24h, recebendo pacientes com gestação de baixo e alto risco, além de urgências ginecológicas.
“O atendimento foi maravilhoso. A equipe é altamente atenciosa, comprometida, competente e a gente sente que eles fazem o que amam. Fiz o meu pré-natal aqui e, na hora do parto, assim que cheguei, passei por todos os procedimentos padrões e fui acolhida pela equipe, que pacientemente e cuidadosamente, me acolheram e me encaminharam para o atendimento médico. Eu só posso agradecer por tudo a Deus, a equipe e ao prefeito por investir aqui”, declarou a nova mamãe e paciente da maternidade municipal, Marilene Eugênio, 31 anos.
As gestantes do município, acompanhadas pela Secretaria de Saúde (SMS), são convidadas a participar de uma visita, denominada Vinculação, que possibilita o acesso das futuras mamães à Unidade de atendimento e maternidade, além de possibilitar o esclarecimento de dúvidas, visando sempre o atendimento humanizado e acolhedor.
“É um trabalho muito bonito e a minha esposa foi atendida com muito carinho, durante toda a gestação e, principalmente, na hora do parto. Até eu, que cheguei muito nervoso, fui acolhido. É uma realidade que a gente que é mais fraco, acha que não vai ter, mas aqui o negócio foi diferente. Como ela disse, é gratidão que fala. Só Deus para pagar tudo que eles fizeram pela gente”, pontuou Adriano de Jesus, 35 anos, marido de Marilene.
A cidade é referência em parto na Região Metropolitana, e nos últimos anos, além de atender a população simõesfilhense, vem atendendo pacientes de outras áreas de cobertura, como Salvador, Camaçari e Candeias.