O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 18.616 bolsas na Bahia. A quantidade de vagas ofertada no estado é a segunda maior do país, ficando atrás apenas de São Paulo. As inscrições começam nesta amanhã (11), no site do programa, e serão encerradas nesta sexta (14).
Podem concorrer às vagas qualquer pessoa que não possua diploma de curso superior, que tenha participado do Enem 2018 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e não tenha zerado a redação. Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Além disso, para concorrer a uma das vagas, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisito de renda.
O resultado da primeira chamada está previsto para ocorrer no dia 18 de junho.