A restituição dos descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira (26). A devolução, que será feita de forma automática junto ao pagamento regular dos benefícios, soma um total de R$ 292 milhões destinados a aposentados e pensionistas.
Segundo o INSS, os valores foram retidos após a decisão, em abril, de suspender todos os descontos associativos nas aposentadorias e pensões. No entanto, como a folha de pagamentos já havia sido fechada, as cobranças ainda foram aplicadas entre os dias 24 de abril e 8 de maio — mas o valor não foi repassado às entidades, permanecendo com o Instituto.
A devolução será feita conforme o calendário habitual do INSS, entre os dias 27 de maio e 6 de junho, sem necessidade de solicitação por parte dos beneficiários. Confira o calendário de pagamento:
Quem recebe até um salário mínimo:
O pagamento será feito de acordo com o penúltimo dígito do número do benefício:
– Final 1: segunda (27/5)
– Final 2: terça (28/5)
– Final 3: quarta (29/5)
– E assim por diante, pulando o sábado e o domingo.
Quem recebe acima de um salário mínimo:
O pagamento será realizado entre 2 e 7 de junho, nos seguintes grupos:
– Finais 1 e 6: segunda-feira (3/6)
– Finais 2 e 7: terça-feira (4/6)
– Finais 3 e 8: quarta-feira (5/6)
– Finais 4 e 9: quinta-feira (6/6)
– Finais 5 e 0: sexta-feira (7/6)
Como solicitar devolução de descontos antigos
No caso de mensalidades associativas descontadas antes de abril, o segurado deverá fazer a solicitação de reembolso ao INSS. O pedido deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais:
– Site: meu.inss.gov.br
– Aplicativo Meu INSS
– Telefone: 135
O INSS reforça que não envia links ou mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp, nem realiza ligações oferecendo serviços ou solicitando dados dos beneficiários.