Rede Imprensa

Joel Cerqueira comenta importância da Secretaria de Turismo (SETUR) em Simões Filho

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

vereador Joel Luiz Andrade Cerqueira (PSD), que acaba de confirmar a sua ida para o grupo do Prefeito Dinha Tolentino (MDB), participou da 11ª Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (05) e na oportunidade subiu à tribuna da Casa Legislativa para justificar o seu voto favorável à criação da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR).

Joel Cerqueira ao chegar no Plenário da Câmara nesta quarta (05), foi recebido pelos vereadores de uma forma bastante calorosa o que demonstrou acolhimento e boas vindas ao novo integrante do grupo político do Prefeito Dinha

Ele iniciou seu pronunciamento alertando que ao chegar o Projeto de Lei de nº 001/2022que altera a Estrutura Organizacional da Prefeitura de Simões Filho, que cria a pasta de Turismo, talvez tenha feito a pergunta de todos: “nós temos turismo em Simões Filho?”. Todavia, Cerqueira elencou importantes motivos para melhor viabilização de iniciativas para o segmento, além de que, segundo a mensagem do Executivo Municipal, “a Secretaria terá como objetivo promover a valorização e fomento ao turismo enquanto importante vetor de potencial crescimento econômico e cultural do município”, e nesse sentido, “propõe-se a criação de uma Secretaria específica para concentrar serviços relacionados à promoção do turismo ecológico, cultural, gastronômico, náutico, arqueológico e histórico no âmbito do município”.

“De pronto busquei entender que a nossa maior missão é que nós simõesfilhenses precisamos reconhecer a nossa cidade e reconhecer a nossa identidade simõesfilhense”, argumentou Joel Cerqueira que vai assumir a nova pasta nos próximos dias.

novo integrante do corpo que representa o Governo Dinha e agora como um dos membros da base governista, disse ainda que “nós temos uma capacidade tão grande do Turismo Gastronômico nesta cidade”. “No evento da Copa Vela pude ver a beleza da nossa Baía de Aratu e as vezes nos deslocamos daqui para Caboto para comer uma boa moqueca, mas temos Cavalhada, o Cantinho da Moqueca na Ilha de São João; temos uma galinha caipira no Dambi e no Guerreiro”, disse.

Ainda de forma não intencional, Joel Cerqueira acabou revelando “um ponto negativo da gestão anterior no setor turístico”. “Venho acompanhando desde quando Nelson Pelegrino era secretário de Turismo e estive com ele na época e o Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) estava sendo lançado e Simões Filho estava de fora porque nós não tínhamos projetos”, afirmou.

Joel exemplificou alguns segmentos dentro do Turismo que precisam ser explorados, como o Turismo Arqueológico e Histórico“Nós temos aqui as ruínas do Dambi que é um roteiro que pode também ser trabalhado. São ruínas de 450 anos aqui na cidade de Simões Filho”.

Já no Turismo Religioso, ele destacou o Yaweh Shammah – maior evento da música gospel da cidade. “As pessoas vêm para este evento e elas precisam a partir deste momento que haja uma conscientização do setor hoteleiro e pousadas, para que se organizem para receber bem as pessoas na nossa cidade”.

“Eu tenho certeza que o Turismo será um vetor de visitação e também de pertencimento que nós cidadãos simõesfilhenses iremos construir. O turismo faz com que tenhamos identidade própria e recairá nesta nova pasta esta missão”, justificou e estendeu a sua fala na perspectiva de avançar o setor já que Simões Filho é uma cidade rica em diversos cenários e cartões postais como a Praia da Capadócia, a Prainha de Mapele, o Rio Joanes, o Parque de Corrida Equestre, o Tanque do Coronel, entre outros.

O novo secretário deverá debruçar também com a projeção de retomar a dança de São Gonçalo, a Festa dos Pescadores de Mapele, o São Pedro, à medida que acabe a pandemia, o Forró das Viúvas, uma tradição com concursos de quadrilhas, gincanas, dentre outras iniciativas.

Vale salientar que, a proposta sobre a criação da nova pasta, prevê também a Superintendência de Desenvolvimento Turístico que terá as seguintes atribuições: acompanhar ações relativas à implantação de infraestrutura necessária ao desenvolvimento sustentável do turismo no município; propor ao secretário titular medidas de apoio à exploração sustentável dos recursos naturais, culturais e históricos para o turismo; orientar a realização de estudos e projetos de interesse para o desenvolvimento turístico da cidade, entre outras.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também