A Justiça Federal suspendeu a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), marcada para esta sexta-feira (18). A decisão foi do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível da SJBA, atendendo à ação popular ajuizada pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM).
“A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade”, diz o magistrado sobre a cerimônia que aconteceria no município de Cruz das Almas.
Segundo ele, a entrega do título tem “vistas a propiciar manifestação ruidosa do réu Luiz Inácio Lula da Silva no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento que ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado ‘Brasil em Movimento'”.
“Encaro esse título realmente como um absurdo. O Brasil não pode mais se acostumar com absurdos como esse. Não dá para aceitar um título de honra a um condenado há nove anos, ainda mais um título dado por universidade pública. Não dá pra enxergar com braços cruzados um ex presidente utilizar universidade pública como palanque eleitoral. A viagem a universidade foi marcada antes do título ser anunciado, isso acho que é uma prova cabal que existiu sim uma utilização eleitoral de um órgão público.
A homenagem havia sido aprovada pelo conselho universitário da UFRB e integrava a agenda do ex-presidente na Bahia. Lula tem demonstrado interesse em concorrer à Presidência da República novamente. Ele iniciou em Feira de Santana, nesta quinta (17), sua caravana pelo Nordeste, que vai percorrer 28 cidades, nos nove estados da região.