Rede Imprensa

Lei Paulo Gustavo: Prefeito Dinha realiza assinatura de termo de execução para contemplados em três editais

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

Em ato realizado na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (13), e que reuniu dezenas de artistas e produtores culturais, o Prefeito Diógenes Tolentino ao lado do presidente do Legislativo, vereador Del, marcou mais um passo histórico no avanço do setor cultural da cidade de Simões Filho, na RMS, com a Assinatura dos Contratos dos Editais da Lei Paulo Gustavo de Apoio à Cultura.

A solenidade contou com os secretários de Governo e Cultura, Kemmuel Menezes e Magno Reis, respectivamente, além de vereadores, demais secretários municipais, e a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Guanaciara Gonçalves.

São 78 projetos contemplados com a Lei Paulo Gustavo, além disso, vale destacar que, a Gestão Dinha Tolentino iniciou, ou melhor, deu surgimento à era de Editais na cidade de Simões Filho, desde à época da pandemia da Covid-19, com o edital Josélia Dias. Para o Prefeito Diógenes, “a transparência no processo e o sentimento democrático que foi impregnado nesse período foi a marca mais latente do seu governo”.

“A gente sempre procurou fazer um governo independente de classe social, religião, preferência partidária, a gente não tem esse tipo de comportamento no nosso governo, haja vista, que nenhum momento eu pedi para ver a relação dos contemplados”, pontuou o alcaide.

Segundo o Chefe do Poder Executivo, os três editais da Lei Paulo Gustavo (Gyleno Ferreira, Pina Lopes e Mestre Café), recurso federal, juntos, somam-se quase R$ 850 mil (oitocentos e cinquenta mil reais), destinados para os 78 projetos aprovados.

“Até o término do meu mandato, nós iremos lançar mais um edital com recurso próprio e vamos somar um novo momento da cultura do município, a cultura dos editais que não aconteciam antes do nosso governo”, acrescentou Dinha Tolentino.

O Chefe do Poder Legislativo, vereador Del (União Brasil), avaliou a cerimônia como mais uma ato importante na cidade. “Simões Filho tem cultura e valoriza a cultura. Aqui está a demonstração e precisamos trabalhar a cada dia para aprimorar as ações e a participação de todos sem discriminação. Esse é o modelo que vamos buscando no dia a dia e o nosso prefeito Diógenes Tolentino sempre preza pelo momento de ouvir, dialogar e fazer com que todos participem do processo de mudança e diálogo da nossa cidade”, acrescentou.

O presidente da Câmara, parabenizou o prefeito e cravou seu posicionamento. “Vamos trabalhar a cada dia para aprimorar e implantar na nossa cidade tudo aquilo que sonhamos e desejamos, porque isso tem sido a política da nossa cidade”, disse.

Para Magno Reis, que assumiu a pasta da Cultura, recentemente, sua maior preocupação ao chegar à Secretaria foi abrir o diálogo com todos os fazedores de Cultura da cidade. De acordo com ele, o diálogo constrói e auxilia no processo de avanço de maneira mais rápida e eficiente”.

Guanaciara, presidente do Conselho Municipal de Cultura, detalhou que o trabalho com a Lei Paulo Gustavo, de incentivo cultural, foi iniciada em novembro/2023. “O nosso Conselho de Cultura tem uma grande parte desta história em toda esta trajetória”, enfatizou.

Segundo ela, após ativação do Conselho de Cultura, Simões Filho tem um sistema de Cultura criado pela Lei 1.160/2022, e Simões Filho está bem à frente de muitos municípios, a nível nacional. “Posso dizer porque participei da Conferência Nacional de Cultura”, sinalizou.

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros foi um importante ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. A lei que leva o nome do artista como forma de homenageá-lo foi aprovada em 05 de Julho de 2022 e tem a divisão dos recursos entre municípios, Distrito Federal e os demais estados.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também