Rede Imprensa

Major PM Hildegard Dantas destaca queda histórica da violência e agradece parceria com a Prefeitura de Simões Filho

Por: REDE IMPRENSA

Durante a Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Simões Filho, o comandante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major PM Hildegard Dantas, apresentou dados inéditos sobre a redução da criminalidade e reforçou o papel fundamental da parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura na construção de um novo cenário para a segurança do município.

Segundo o Major, Simões Filho caminha na contramão da realidade enfrentada por outras cidades da Região Metropolitana e do Estado da Bahia.

“Hoje nós estamos na ordem de 40% de redução do 1º quadrimestre de 2025 com relação ao 1º quadrimestre de 2024. Esse número é inédito no município. Estamos com uma marca de 16 crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e essa é a grande marca do nosso comando”, afirmou o comandante.

Em um tom firme e técnico, o major revelou que Simões Filho, que já chegou a registrar 214 homicídios por ano, agora se destaca por reduzir significativamente seus índices criminais, alcançando patamares jamais vistos pela corporação“Pra gente trazer pra esse patamar de 59 [homicídios em 2023], não é fácil. Trazer de 81 para 59 já não é fácil, imagine num universo onde já houve 214 no passado”, pontuou.

O comandante também destacou os efeitos positivos da união entre os órgãos de segurança e a Prefeitura. “Ao contrário do que vive Simões Filho hoje, os nossos arredores estão em constante aumento de violência. A 22ª CIPM faz um cinturão de segurança pra inibir a ação de criminosos em nosso município. Os números estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública e mostram como Simões Filho vai na contramão do cenário estadual”, explicou.

Além dos dados operacionais, Major Hildegard reconheceu publicamente a importância do apoio da Prefeitura, especialmente através do convênio com as Polícias Civil e Militar, que tem fortalecido a estrutura e ampliado a capacidade de resposta da segurança pública local“Eu divido também essa vitória na redução desses índices com o Poder Executivo, através das secretarias, principalmente aquelas voltadas para o Social”, disse o comandante.

“A Segurança Pública ela não é feita somente pelas forças policiais, ela perpassa principalmente pela família e esses valores sociais estão se perdendo”, complementou, em um alerta à necessidade de resgatar valores familiares e comunitários.

Major Hildegard ainda lembrou a conquista da 22ª CIPM como Unidade de Formação de Novos Policiais Militares e o papel fundamental do município nessa conquista. “Em 2023, conseguimos retomar o papel de Unidade de Formação. Busquei o Poder Executivo porque nossa estrutura estava deteriorada, e, através do apoio da Prefeitura, conseguimos trazer essa atividade. Em janeiro de 2024, recebemos 91 alunos a soldados, e 88 foram formados. Em abril deste ano, 23 novos PMs chegaram para reforçar nosso efetivo”, comemorou.

Graças ao reforço no efetivo, a 22ª CIPM reativou o motopatrulhamento e o posto de fiscalização de trânsito. “São ações que ampliam a presença e o poder de resposta da Polícia”, destacou.

A audiência contou com a presença de diversas autoridades: o Prefeito Del Soares, vice-prefeita Simone Costa, o presidente da Câmara Itus Ramos, vereadores, o Major PM Luís Guilherme Borges (Rondesp RMS), o delegado Dr. Jader Oliveira, a delegada Aimara Bandeira, o secretário de Ordem Pública Capitão PM Antônio José dos Santos, o coordenador da GCM José Dias, agentes da Guarda Civil Municipal e o Coronel Capelão Jau Paim.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também