A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou nesta quinta-feira (25) que a declaração do presidente português, admitindo responsabilidade do país por uma série de crimes na era colonial, deve ser seguida por ações concretas no combate ao racismo e xenofobia contra brasileiros em Portugal.
Além disso, ela enfatizou a importância de medidas reparatórias que tenham um impacto palpável na população negra e indígena. “É preciso também que sejam implementadas políticas sérias contra racismo e xenofobia que muitos brasileiros ainda sofrem em terras portuguesas”, afirmou Guajajara.
A ministra disse também que o reconhecimento da responsabilidade e a disposição para promover reparação pelos danos trazem ao debate público internacional “de forma inédita a relevância inadiável de avançar numa agenda por igualdade étnico racial”.
Responsabilidade pelos danos causados
Portugal reconheceu pela primeira vez a responsabilidade pela escravidão e crimes cometidos contra negros e indígenas no Brasil durante o período colonial, nesta terça-feira (23). O presidente do país, Marcelo Rebelo disse ainda que Portugal deveria realizar uma reparação pelos danos causados.