A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), quer um plebiscito para decidir se os bairros de Itinga e Areia Branca pertencem a Lauro ou a Salvador. A prefeitura soteropolitana, em projeto de reordenamento de bairros, incluiu as duas localidades, o que inflamou os ânimos da gestão petista.
“Não tem sentido a Prefeitura de Salvador querer tomar terras que foram historicamente administradas por Lauro de Freitas que já foi por demais, subtraída ao longo do tempo. Querer se apossar de Itinga, Areia Branca, Capelão e Ipitanga, é desconsiderar que todos os serviços públicos nestas áreas foram e são feitos por Lauro”, escreveu a petista em sua página no Facebook.
Moema e 15 dos 17 vereadores da Câmara de Lauro de Freitas participaram de uma reunião na Comissão de Divisão Territorial da Assembleia Legislativa para debater o assunto. Não houve quórum, por falta de deputados, mas a sala lotou.
A Chefe do Executivo de Lauro, não gostou de ver ACM Neto encaminhar para a Câmara o projeto que redimensiona os bairros de Salvador incluindo Itinga e Areia Branca. “Lauro de Freitas tem 55 anos de emancipada e a prefeitura de Salvador nunca botou um grão de areia lá”.
O secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani, já teria se manifestado que a inclusão não se refere à totalidade dos bairros, mas apenas a uma parte de cada, que pertence a Salvador. “A maior parte dos bairros de Itinga e Areia Branca está dentro de Lauro, mas uma pequena parte estabelecida SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) está em Salvador.