Rede Imprensa

Morre fotógrafo baiano Evandro Teixeira, aos 88 anos

Morreu na tarde desta segunda-feira (4), aos 88 anos, o fotógrafo baiano Evandro Teixeira, conhecido especialmente por seus registros da ditadura militar no Brasil. Teixeira enfrentava uma leucemia crônica havia dez anos e morreu por falência múltipla dos órgãos, após complicações causadas por uma pneumonia, de acordo com familiares.

Foto: Reprodução/Youtube/IMS

Evandro Teixeira nasceu em 25 de dezembro de 1935 em Irajuba, na Bahia, na época um pequeno povoado a 307 quilômetros de Salvador. A maior parte de sua carreira foi no Jornal do Brasil, onde passou 47 anos. Integrou uma exposição da Leica, em Nova York, ao lado de nomes como Cartier-Bresson e Robert Capa.

Com mais de 150 mil fotos, seu acervo reúne imagens icônicas de Pelé e Ayrton Senna, cobertura sobre a fome e a pobreza no país, bem como do carnaval e de festas populares. Em 1973, viajou ao Chile para cobrir o golpe militar de Augusto Pinochet. Nesse período, cobriu o funeral de Pablo Neruda, fazendo no enterro outra de suas imagens célebres. Teixeira foi o único fotojornalista a registrar o momento imediatamente após a morte do poeta.

 

*Metro1

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também