Por: REDE IMPRENSA | MARCOS CASTELLI
A sessão da Câmara Municipal de Simões Filho desta terça-feira (25) foi marcada por debates acalorados e posicionamentos firmes, com destaque para a fala do presidente da Casa, Itus Ramos (PSDB), que defendeu com veemência o legado do ex-prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha) e da deputada estadual Kátia Oliveira. O retorno do ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vereador Genivaldo Ferreira Mota Lima (União Brasil), ao plenário acirrou os ânimos, mas Itus manteve o tom de respeito, ainda que contrário aos posicionamentos de colegas que agora criticam o ex-prefeito.
Em entrevista exclusiva à REDE IMPRENSA, Itus Ramos foi categórico: “Nada apagará a história de transformação que o ex-prefeito Dinha e a deputada Kátia Oliveira construíram nesta cidade. Foi um homem que resgatou a autoestima do povo, reestruturou a saúde, a infraestrutura, a educação. Isso marcou o coração das pessoas. Quem recebeu asfalto após 30 anos, quem viu o Mercado Municipal ser estruturado, os jovens que tiveram oportunidades no governo, sabem o valor desse legado”, afirmou Ramos.

O presidente reconheceu o direito do vereador Genivaldo Lima se posicionar politicamente, mas classificou como “deselegante” a fala do edil em entrevista na semana passada no Programa Linha Quente (Bahia No Ar).
“Não cabe à família do prefeito Dinha ouvir certas falas, nem ao próprio Dinha, justamente pelo legado que ele deixou. O vereador Genivaldo foi infeliz em suas palavras, e tenho certeza que ele em algum momento já se arrependeu. Mas, democracia é sobre escolhas, e eu respeito a decisão dele. Agora, tentar apagar ou transformar o legado de Dinha e Kátia em algo sem valor? Jamais permitirei enquanto estiver nesta Casa”, disse.
Itus destacou a unidade demonstrada na abertura da Copa CIA, no último domingo (23), quando o prefeito Del Soares esteve ao lado de Dinha e Kátia Oliveira, e o contraste dos colegas que agora, criticam o ex-gestor. “Há dois meses e meio, Dinha era o maior líder político da cidade”, criticou colegas que se consideram politicamente ‘rompidos com o ex-prefeito Dinha’.
Sessão turbulenta:
Sobre os embates durante a sessão, Itus foi claro. “A sessão foi acalorada, como todos viram. Posições foram tomadas, e isso é natural na política, mas alguns vereadores tentaram criar confusão. Que fique claro: “o legado do ex-prefeito Dinha e da deputada Kátia não se apaga”.
Ele finalizou com um recado firme. “Enquanto Deus me der vida e saúde, estarei nesta Casa para defender não apenas o prefeito Dinha, mas o legado que ele e a deputada Kátia construíram. Castelli, a maior obra que alguém pode fazer, o maior legado é deixar nos corações das pessoas alguma coisa e o ex-prefeito Dinha, além de tudo o que ele fez de infraestrutura como citei aqui nesta entrevista, ele marcou a vida das pessoas, ele marcou o coração das pessoas, e isso jamais, de forma alguma será apagado”, finalizou o Chefe do Poder Legislativo.