Rede Imprensa

Nessivaldo Brito é indicado ao Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos 2024

O Comendador do Mérito Social pela Associação Brasileira de Liderança, Nessivaldo Brito foi indicado por diversas autoridades, a exemplo de ministros, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, delegados, oficiais da Polícia Militar, jornalistas e cidadãos ao prêmio Luiz Gama que será realizado pela Comissão Permanente de Igualdade, combate à discriminação e promoção dos Direitos Humanos (CIDIS) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

A Comenda Luiz Gama visa reconhecer trabalho e ações que mereçam destaque especial nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos no país. Nessivaldo vem fazendo um excelente trabalho social no combate ao trabalho análoga à escravidão e no combate à violência contra o idoso, fiscalizando e denunciando junto ao Ministério Público Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho.

O Comendador manifestou a sua emoção em ser indicado à receber a Comenda. “Estou ansioso! Agradeço todas as indicações que certamente se deve mais à generosidade dos proponentes do que meus méritos”, disse Nessivaldo Brito demonstrando o seu caráter humilde e de gratidão aos proponentes.

Sobre o Prêmio:

O Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos é uma premiação instituída em 2023 pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) do Governo Federal do Brasil. O objetivo do prêmio é reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que se destacam na defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil.

O prêmio é concedido a cada dois anos, em anos pares, e os vencedores recebem uma estatueta ou certificado, além de serem publicados no Diário Oficial da União (DOU). A comissão julgadora é coordenada pela Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos e é composta por seis membros do MDHC.

Luiz Gama (1830-1882) foi um líder abolicionista, jornalista, escritor, poeta e rábula que lutou contra a escravidão no Brasil. Ele foi responsável pela libertação de mais de 500 escravizados, entre os quais 217 no caso Neto, uma ação coletiva que é considerada a maior ação de liberdade da história das Américas.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também