Com a perspectiva de chegar à próxima campanha com uma bancada maior que a do PSDB, os principais dirigentes do DEM começaram a sondar políticos e outras personalidades que poderão ser lançados pela legenda em um projeto presidencial competitivo em 2018, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, é um dos principais entusiastas da candidatura própria. “É cedo para fulanizar, mas buscamos o perfil de quem possa vocalizar a nova política e mostrar uma gestão eficiente”, afirmou.
O modelo de inspiração para essa candidatura é justamente um tucano: o prefeito paulistano João Doria. Nenhum dirigente aceita falar abertamente em nomes, mas o partido enviou sinais em direção ao apresentador Luciano Huck e ao ex-técnico de vôlei Bernardinho. Empresários alinhados a um ideário de enxugamento do Estado também estão no alvo.
Ainda segundo a Folha, o DEM quer ter na manga um nome para enfrentar uma eleição nacional marcada pelo descrédito com a política tradicional.
A cúpula do DEM quer definir sua nova marca, acertar a filiação de atuais deputados e fechar um novo manifesto até o dia 10 de setembro.
Em caso de novo batismo, os nomes favoritos são Mude e Frente Democrática.