Rede Imprensa

No Dia Internacional da Mulher, Kátia Oliveira alerta para crescimento dos casos de violência e feminicídios

A deputada estadual Kátia Oliveira destacou nesta quarta-feira (8), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, os avanços das políticas públicas no sentido de ampliar a rede de proteção do público feminino. Entretanto, a parlamentar alertou também para o crescimento dos casos de violência e feminicídios na Bahia, o que, para ela, leva à necessidade de potencializar as medidas para proteger as mulheres.

No ano passado, o estado registrou um aumento de 58% no número de casos de violência contra a mulher, com 316 crimes, de acordo com dados do boletim “ElasVivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatórios da Segurança. Foram 91 casos de feminicídio, o que coloca a Bahia na liderança do Nordeste.

Foto: Divulgação

“É inegável que tivemos nos últimos anos muitos avanços, como a Lei Maria da Penha, que completou 16 anos, a lei do Feminicídio, além do endurecimento da legislação contra casos de violência. Contudo, ainda temos desafios pela frente, e um dos principais deles é esse aumento da violência. Precisamos ampliar a rede de proteção e, associado a isso, garantir a punição rigorosa para os agressores”, salientou.

Na Assembleia Legislativa, a deputada tem diversas proposições no setindo de combater a violência contra as mulheres e garantir a elas proteção. Uma destas iniciativas é a  “Lei Parada Segura”, que tem como objetivo garantir a segurança das mulheres em transporte público. “É uma iniciativa fundamental para garantir que as mulheres possam se deslocar de forma segura e sem medo. É inaceitável que em pleno século XXI as mulheres ainda sofram com a violência no transporte público”, destacou a deputada, frisando que Salvador já adota a iniciativa, mas na Bahia o governo ainda não regulamentou a lei.

Além disso, a deputada destaca a necessidade de ampliação das DEAMs (Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher) e da Ronda Maria da Penha no interior da Bahia. “É fundamental que as mulheres tenham acesso aos serviços de atendimento especializado em todas as regiões do estado. Por isso, estamos trabalhando para ampliar a presença da Ronda Maria da Penha e das DEAMs nas cidades do interior”, ressaltou Kátia Oliveira.

Outro projeto importante da deputada é a indicação para criação da Bolsa Maria da Penha. “Muitas mulheres em situação de violência doméstica não têm condições financeiras de se manter sozinhas e acabam voltando para o agressor. Com a Bolsa Maria da Penha, estamos garantindo a autonomia econômica dessas mulheres, para que possam sair dessa situação de violência e reconstruir suas vidas”, afirmou a deputada.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também