Redação REDE IMPRENSA
O Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira, popular, “Dinha”, na noite desta quarta-feira, 07/08, foi o entrevistado da edição do “PodEri”, podcast apresentado pelo vereador Eri Costa (PL), e que vem conquistando um público expressivo por abordar temas tão precisos na sociedade atual. Na ocasião, além de citar inúmeros avanços conquistados na cidade, no que que se refere às políticas públicas, ele revelou o maior desafio quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017.
“Para mim, o maior desafio era a questão da autoestima do nosso povo que era baixa, havia uma falta de expectativa e esperança! As pessoas não acreditavam mais nas mudanças, não acreditavam mais que poderia surgir um horizonte positivo para o nosso município”, disse o Prefeito Dinha.
Ele falou da situação encontrada quando assumiu a gestão municipal, sobretudo, a questão financeira do município. “Quando assumimos havia uma dívida significativa provocada pelo modelo de gestão até 2016! O endividamento do município chegava a 91,7% da Receita Corrente Líquida (RCL), além disso, havia uma falta de crédito, dívidas com fornecedores, a Prefeitura no CAUC – espécie de SPC das Prefeituras, realmente uma situação de caos da máquina pública, no que se refere à estrutura administrativa, começando no prédio da Prefeitura e partindo para os prédios das repartições, prédios públicos, postos de saúde fechados, escolas fechadas como a de Santa Luzia e Guerreiro, e toda uma situação delicada que o município atravessava, além da situação da política social, a violência com um grande índice de homicídios, a cidade por três anos consecutivos como mais violenta do Brasil! Era um cenário completamente delicado”, afirmou o alcaide.
De acordo com ele, o povo acreditou na proposta de mudança e ele não poderia acomodar diante dos desafios. “Arregaçamos as mangas, começamos a trabalhar, buscamos de Deus a direção e toda equipe que nós montamos nos ajudou e continua nos ajudando muito até hoje”, disse.
Durante a entrevista, o prefeito citou inúmeros avanços e conquistas a exemplo dos 10 leitos de UTI; o Centro de Bioimagem; o Centro Especializado da Criança e do Adolescente com Deficiências (CECAD), ampliação da Saúde Primária que passou de 30% para quase 70% de cobertura, ampliação das equipes de saúde e fisioterapia, políticas públicas para a Juventude, como o Programa Portas Abertas, Jovem Vereador, Programa Jovem Ambientalista, a reabertura do SENAI, a Casa de Cursos, o Programa Capacita Boa Gente, a urbanização de ruas, como a pavimentação da 1ª etapa do bairro Recanto do Sol e diversos outros. Além de intervenções do Governo Municipal em praticamente todos os bairros, outras iniciativas foram executadas como a requalificação da Praça da Bíblia, construção da Praça dos Salmos, novos empreendimentos na cidade, os Programa Qualifica Cidadão e Qualifica Empreendedor, e tantas outras ações.
“Hoje, depois de alguns anos, o cenário a gente percebe completamente diferente! Simões Filho é outra cidade, graças ao bom Deus”, disse e acrescentou: “A cidade que em 2016 não tinha dinheiro nem pra pagar servidor em dia, é a cidade hoje que banca UTI, banca a UPA, banca o SAMU, banca o Centro de Bioimagem, banca o CECAD”.
Ainda no “PodEri”, o Gestor Municipal também destacou as novas vias que estão sendo construídas, as Avenidas Henoch Protásio e José Trindade de Oliveira. De acordo com Dinha, com as novas vias, vão ser criados novos vetores de crescimento. Naquela região será construído o novo Fórum da cidade de Simões Filho.
Para o prefeito, o segredo de todas essas conquistas durante esses 7 anos e 7 meses, é a bondade de Deus! Ele enalteceu e reconheceu a amizade do vereador Eri.
“A bondade de Deus é ter sua amizade Eri!. Você que faz parte do nosso grupo como liderança, é a bondade de Deus porque você é um líder, você é uma pessoa que tem um trabalho na cidade grandioso, você poderia tomar qualquer rumo, mas você estar do meu lado é a bondade de Deus comigo! É a bondade de Deus com você quando colocou sua mãe, uma mulher que ora por você até hoje, bota o joelho no chão, pede por você, pede pelos seus filhos! É a bondade de Deus que botou Rebeca (assessora) ao seu lado pra cuidar de você! A bondade de Deus que colocou Poliana (esposa) na sua vida e deu a você mais estrutura, mais equilíbrio, dando mais um norte na sua vida”, destacou.