Subiu para 84 o número de pessoas que morreram em Pernambuco devido às fortes chuvas que atingem principalmente a região centro-leste do estado, desde a última segunda-feira (23).
A informação foi divulgada, no início da noite deste domingo (29), pelo governador Paulo Câmara (PSB), em coletiva de imprensa. Por conta dos transtornos causados pelas chuvas, 14 municípios, incluindo a capital, Recife, decretaram situação de emergência. Segundo Câmara, R$ 100 milhões em recursos foram liberados para os municípios afetados pela chuva.
Além disso, até o começo da tarde deste domingo, segundo o governo estadual, 56 pessoas seguiam desaparecidas. Além disso, 3.957 estavam desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.
Apoio
Na comunidade de Monte Verde – limite entre Recife com Jaboatão dos Guararapes -, região mais afetada pelas chuvas em Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Exército e moradores da região buscavam por seis pessoas que ainda estariam soterradas, de acordo com o G1.
Para reforçar as ações e socorro à população, os 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros que foram nomeados no sábado (28) já começaram a trabalhar neste domingo (29).
O estado também recebeu bombeiros da Paraíba e profissionais de Minas Gerais. A prefeitura do Recife recebeu apoio da Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Além das forças de segurança estaduais, o Exército e a Marinha auxiliam nos resgates com cem e vinte profissionais, respectivamente, e seis embarcações. As escalas foram reforçadas também no Instituto de Medicina Legal (IML), segundo o Governo do Estado.
Outra ajuda também veio do Ministério da Justiça. Em postagem em uma rede social, o titular da pasta, Anderson Torres, informou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue dando apoio com duas aeronaves, dezenas de policiais e cães.