A partir de novembro, a Fundação Fabamed ampliará em 150% o número de cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital Santa Rita, em Barra, que é referência para 50 municípios do Centro-Norte e Oeste da Bahia. A boa notícia é fruto da cessão de um Arco Cirúrgico por parte da prefeitura, que foi adquirido utilizando a emenda do deputado federal, Cacá Leão.
“O prefeito Artur e o deputado Cacá Leão estão contribuindo para a melhoria da assistência à saúde no município e na região, pois um esse equipamento oferece ao cirurgião uma visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas, reduzindo o tamanho de cortes e permitindo movimentos mais precisos”, afirma o presidente da Fundação Fabamed e gestor do Hospital Santa Rita, José Saturnino Rodrigues.
A expectativa é saltar de 40 para 100 procedimentos ortopédicos mensais. “Nos últimos meses tivemos uma revolução, com a implantação de leitos de UTI e mesmo estando distante a 730 km da capital baiana, não devemos nada para os grandes centros. A unidade possui uma equipe treinada e especializada em cuidados intensivos, com todos os recursos disponíveis, sejam insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares e máquinas para diálise, nos casos de insuficiência renal”, ressalta o presidente da Fabamed.
A Fundação Fabamed atualmente administra cerca de 500 leitos nas cidades de Senhor do Bonfim, Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra, Simões Filho, São Francisco do Conde e Madre de Deus.