Rede Imprensa

Oitava vítima da Dengue na Bahia era farmacêutica e estava grávida

Uma mulher de 29 anos é a oitava vítima fatal da dengue na Bahia desde o início do ano. O óbito aconteceu em Barra do Choça, cidade que fica na região sudoeste. A informação foi divulgada, na manhã desta sexta-feira (1/3), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A vítima foi identificada como Gabriela Gomes Santos, de 29 anos. Ela era farmacêutica e estava grávida de quatro meses. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, Gabriela deu entrada no Hospital Municipal José Maria de Magalhães Neto, em estado grave, com o diagnóstico de dengue grave. A paciente sofria de anemia falciforme, o que ocasionou no agravamento do quadro de dengue.

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Apesar da morte ter sido confirmada nesta sexta-feira (1°), o óbito foi registrado no dia 20 de fevereiroMoradora de Barra do Choça, região que mais concentra mortes pela doença, Gabriela fazia mestrado em Biociências na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira (29/2), em Brasília, pelo Ministério da Saúde.

DIA D

Neste sábado (2/3), o Ministério da Saúde – em parceria com estados e municípios – vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão promovidas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença.

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também