Rede Imprensa

Outubro Rosa e Roxo: Em Simões Filho, grupo de fibromiálgicos promove evento e destaca prevenção do câncer de mama

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

Na manhã desta quarta-feira, 11/10, o Grupo de Fibromiálgicos de Simões Filho, que no Legislativo Municipal conta com o engajamento do vereador Eri Costa (MDB), promoveu palestra sobre a prevenção do câncer de mama para os pacientes acometidos com fibromialgia. Neste sentido, o Outubro Rosa e Roxo deram as cores para mais informações, conscientização e acesso para uma melhor qualidade de vida.

No município, os pacientes acometidos com fibromialgia têm tido um melhor acesso e acolhimento por meio de equipamentos disponibilizados pela gestão municipal nas áreas da saúde e esporte, a exemplo, da reumatologia, fisioterapia, saúde mental, educação física, entre outros.

Durante o encontro, a palestrante, enfermeira Ananda Victória, explanou a importância do autoexame, diagnóstico precoce, tratamento, fatores de risco, e principalmente a prevenção contra o câncer de mama.

Durante o decorrer do ano, o vereador Eri Costa (MDB) vem apoiando o movimento fibromiálgico da cidade. “Já fizemos movimentos como caminhadas, passeatas, fizemos uma lei onde foi aprovada nesta Câmara e sancionada pelo prefeito Diógenes Tolentino, onde as pessoas com fibromialgia têm prioridade nos atendimentos, nas filas de bancos, além de prioridade em outros tipos de atendimentos”, destacou o parlamentar em entrevista.

Vereador Eri Costa e a secretária de Governo, Simone Costa

O vereador comemorou avanços na luta em prol de uma melhor qualidade de vida dos fibromiálgicos, a exemplo do apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o atendimento especializado de Fisioterapia.

Eri disse ainda que está trabalhando para a compra de equipamentos para implantação da ozonoterapia. A enfermeira e ex-secretária de Saúde, Poliana Rocha iniciou uma especialização em Ozonoterapia para atender os fibromiálgicos da cidade de Simões Filho.

“A Ozonoterapia é um tratamento onde muitos famosos estão utilizando, foi aprovado por lei e até o presidente Lula está utilizando esse mecanismos e nós vamos aplicar esse tratamento aos fibromiálgicos da cidade, então, é uma luta árdua que está tendo sucesso”, explicou Costa.

Poliana Rocha

Em entrevista, a secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, disse que o movimento tem se fortalecido com o apoio da gestão municipal. “O prefeito Dinha é muito sensível a esta causa, e tem nos cobrado que a gente possa ter uma atuação direta e o município se movimentou com a oferta de serviços importantes na terapia, a exemplo da contratação de um reumatologista, Dr. Pedro que é um excelente profissional da reumatologia, e que tem entendido essa demanda da fibromialgia com muito cuidado, acolhimento e humanização, além da técnica e da ciência, das evidências do tratamento e da parte técnica”, pontuou.

Ainda de acordo com ela, “Simões Filho é um dos poucos municípios na Bahia que tem o olhar cuidadoso e que implantou serviços específicos para pessoas acometidas com fibromialgia”.

Para a coordenadora do Grupo de Fibromiálgicos de Simões Filho, Márcia Félix a palestra foi muito importante porque levou mais conhecimentos, e em entrevista, afirmou se sentir feliz pelos avanços conquistados. “Temos avançado bastante! Estamos tendo prioridade nos atendimentos, como também visibilidade, o pessoal da regulação tem nos atendido muito bem, além disso temos prioridade na fisioterapia, prioridade no Centro de Saúde Mental, enfim, nós já avançamos muito aqui no município”, concluiu.

Também estiveram presentes no encontro, a secretária de Governo, Simone Costa, a fisioterapeuta Eloá Queiroz e a educadora física, Bya Santana.

SOBRE A FIBROMIALGIA:

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também