Dando continuidade às atividades de promoção à qualidade de vida, no Outubro Rosa, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Administração (SEAD), realizou nesta quarta-feira, 20, uma palestra que colocou em pauta a saúde da mulher, câncer de mama e do colo do útero. O objetivo é alertar as mulheres sobre o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.
A ação aconteceu na sede da Prefeitura, em parceria com a Secretaria da Saúde (SMS) e, durante o encontro, além do atendimento de saúde promovido pelas equipes de saúde, a secretária Iridan Brasileiro, que é enfermeira sanitarista especialista em ginecologia e obstetrícia, falou sobre o autocuidado e iniciativas que fortalecem a promoção da vida.
“O Outubro Rosa coloca diante de nós, uma série de informações que devem ser tratadas diariamente. Um mês lindo e que promove a visibilidade do cuidado com nós mulheres. Precisamos fortalecer a rede de empoderamento e de autocuidado para a promoção e proteção da vida. Essa é mais uma iniciativa que faz cumprir o compromisso firmado pelo nosso prefeito Dinha e que não abrimos mão. O diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer e outras doenças”, destacou Brasileiro.
A secretária de Administração, Laís Matos falou sobre o cuidado com a saúde dos servidores e destacou que a iniciativa visa levar uma mensagem de apoio, incentivo e que coloca a mulher em protagonismo.
“Seguimos somando forças e alertando também os servidores quanto a importância desse cuidado com a própria saúde. O Outubro Rosa nos convida ao autocuidado e esse encontro reafirma o compromisso da Administração com as nossas servidoras. Uma atividade idealizada pelo nosso prefeito e executada por meio do Acolhe Servidor, Programa de Atenção ao Servidor Municipal, que visa levar uma mensagem de apoio, incentivo e que coloca a mulher em protagonismo”, pontuou Laís.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).