A Câmara de Simões Filho realiza na segunda-feira (07), às 9h, dia do aniversário da cidade, sessão especial para entrega do Título de Cidadão Simõesfilhense. O pároco André Alexandre dos Passos Filho, conhecido como Padre André Alexandre é uma das personalidades que receberá a mais alta honraria do Parlamento Municipal. A homenagem é de autoria do vereador Deni da Metalúrgica (PSD).
Padre André Alexandre foi ordenado Diácono no dia 09 de fevereiro de 2003, onde exerceu suas funções diaconais na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Alto do Cabrito, na capital baiana e foi ordenado Sacerdote aos 31 de agosto de 2003, aos 32 anos de idade.
Após atuar como pároco em diversas paróquias, no dia 02 de maio de 2010, foi designado pelo então Arcebispo Dom Geraldo Majela para assumi a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no CIA 1, na cidade de Simões Filho/BA, onde permaneceu até setembro de 2014, colaborando com a implantação da Diocese de São Tomaz de Cantuária, ora instalada na cidade de Camaçari, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, tendo como 1º Bispo Diocesano Dom João Carlos Petrini.
O Padre André Alexandre saiu de Simões Filho como um dos padres da Cidade, porém continua sendo um morador da cidade, residente do município na Avenida Celso Ângelo, Quadra 6, CIA 1, onde se refugia para descansar e passar férias. Ele adotou Simões Filho como sua cidade e sua casa.
A indicação foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Denilson das Neves Santos – Deni da Metalúrgica e aprovada por unanimidade.
Confira biografia do homenageado:
André Alexandre dos Passos Filho ou como é conhecido por Padre André Alexandre, nasceu no dia 21/10/1971 na Ilha de Boipeba, cidade de Cairú estado da Bahia.
Filho de André Alexandre dos Passos, (in memoria) e Dona Maria do Carmo dos Passos (in memoria) se mudaram para Salvador em julho de 1975, fixando morada no Bairro de Bom Juá. Ali residiu até 21 de fevereiro de 1996. Quando ingressou no Seminário Propedêutico Santa Terezinha do Menino Jesus bairro do Garcia, Salvador Bahia.
Em fevereiro de 1997, ingressou no Seminário Central São João Maria Vianney, do mesmo bairro na cidade de Salvador, onde residiu até a conclusão do Curso de Teologia e Filosofia, estudando na Universidade Católica do Salvador de 1997 a 2002.
No dia 14 de março de 2004, assumiu a Paróquia São Cosme e São Damião, no Bairro da Liberdade, Salvador, Bahia até 11 de janeiro de 2008, quando foi designado Reitor do Seminário Santa Terezinha do Menino Jesus e Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, no Alto das Pombas.
Em 2009, foi designado Formador da Etapa Propedêutica no Seminário Central da Bahia, também Chamado Seminário São João Maria Vianney. Ainda em agosto de 2009, foi designado a também assumir, na condição de Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis em Saramandaia.
Ele também foi designado Pároco da Paróquia São Sebastião do Passé, na cidade São Sebastião do Passé no estado da Bahia, até janeiro de 2021, quando foi designado para a Paróquia Santa Luzia, na Gleba C, em Camaçari, onde permanece até os dias de hoje.