Clientes de diversas instituições bancárias estão relatando dificuldades, nesta segunda-feira (14), para efetuar transferências via Pix. Nos bancos Bradesco, Itaú, Nubank, Caixa, Inter, dentre outros já apresentaram falhas nesta manhã.
Segundo informações do DownDetector, sistema que monitora em tempo real falhas em serviços, foram relatados problemas em diferentes localidades do país. O Banco Central do Brasil (BC), responsável pela administração do Pix, não informou o que motivou a falha geral.
Novas regras para o Pix
O Banco Central (BC) anunciou que implementará algumas novidades para o Pix a partir do dia 1º de novembro. A ideia é aprimorar os mecanismos de segurança da plataforma de transferências bancárias.
A expectativa é de que o BC estabeleça novos limites de segurança, limitando a R$ 200 o valor das transferências realizadas em um novo dispositivo. Além disso, será restrito a R$ 1.000 o total de diário de transferências a partir dos celulares e computadores não cadastrados em bancos.
O Banco planeja disponibilizar, em canal eletrônico, um acesso amplo aos clientes, com informações sobre os cuidados para evitar fraudes e golpes. Outra ideia é a verificação a cada seis meses se seus clientes possuem marcações de fraude nos dados do BC.